29/05/2020

Spooky Friday 🎃 Yami Kawaii e Menhera-chan 🎃

||

Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Eu fiquei pensando em como abordar esse assunto aqui no blog. Para explicar quem é a Menhera-chan, temos que entender que ela está inserida dentro de todo um contexto delicado... A personagem faz parte do estilo Yami Kawaii, que traz em sua essência assuntos bem pesados envolvendo saúde mental. Portanto, AVISO MUITO IMPORTANTE
Esse post envolverá alguns tópicos que podem causar desconforto aos leitores. Se você fica desconfortável ao ler sobre suicídio, automutilação e afins, NÃO CONTINUE A LEITURA. Lembre-se: sua vida é muito importante! Se estiver com dificuldades emocionais/psicológicas, procure ajuda especializada. Em caso de emergência, ligue gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida: 188. 
 Dado o aviso, vamos ao post.

Essa fofa garotinha de seifuku(uniforme tradicional) rosa é a Menhera-chan. Menhera seria uma adaptação de como os japoneses pronunciam "saúde mental" em inglês: Mental Health = Menhera. Alguns argumentam que trata-se de uma gíria. Atualmente, ela é o maior símbolo dentro do estilo Yami Kawaii.
Menhera-chan | Wrist-Cut Transformation Subculture✡Menhera Wiki ...

Mas afinal, o que  é Yami Kawaii?

Yami poderia ser traduzido como "escuro", e o kawaii como "bonitinho". A mistura dos dois, resultaria em algo assustadoramente fofo, ou fofo e doente. Isso porque os adeptos desse estilo  utilizam as roupas e acessórios como uma forma de exteriorizar seus sentimentos. O principal ponto do Yami Kawaii é a Saúde Mental. Aí é que vem o diferencial do estilo.
No Japão, problemas mentais ainda são um tabu. Por conta da pressão do estilo de vida produtivo, o país ainda tem um dos maiores números de suicídio entre jovens, principalmente pela dificuldade cultural em procurar assistência especializada.
O Yami Kawaii surgiu de uma necessidade que o jovem japonês tinha de mostrar os próprios sentimentos obscuros, de uma forma mais... aceitável (?) para a sociedade. Muitos o denominam  como um movimento "anti-kawaii" por sua conotação mais profunda, já que muitas pessoas tendem a vincular a imagem kawaii com pessoas felizes. O objetivo dos adeptos é trazer, com seu estilo, o debate acerca do estigma que envolve a saúde mental e seus respectivos problemas. Para isso, utilizam em suas estampas e acessórios objetos que remetem a esse universo, como pílulas, seringas, bandagens e curativos. Frases sublimares do tipo "Kill me" e "I want to die" são vistas com frequência. A maquiagem é focada principalmente na área dos olhos, que podem ser esfumados em tons de vermelho, roxo e rosa, muitas vezes simulando olheiras. Lip tint no centro dos lábios e blush na técnica igari (sobre o nariz, ou no canto dos olhos e acima das bochechas) também são comuns aos usuários.
Embora todo esse conjunto seja chocante, o Yami Kawaii abusa de cores pastéis e desenhos fofos para representar os elementos gore. 
Yami-Kawaii: A New Street Style In Japan That Shines Light ~ OhoFeed

Image result for yami kawaii fashion (With images) | Harajuku ...

E a Menhera-chan?

A Menhera-chan é uma personagem, criada pelo artista Bisuko Ezaki (fotos acima), que a desenhou quando se preparava para os exames da faculdade. Utilizando um pouco de sarcasmo ao retratar uma jovem fofa, mas que segura uma espécie de estilete e possui cortes, a intenção do ilustrador é  mostrar como a aparência mascara o verdadeiro drama da saúde mental. Ao mesmo tempo, ele gosta de mesclar o "bom e o ruim", o lado ambíguo das coisas: "Embora ela seja pequena, também é muito forte." Menhera-chan possui dois mangás e aparece frequentemente no twitter de Ezaki, que se tornou, junto com a personagem, os maiores símbolos do Yami Kawaii. No mangá, ela e duas amigas se transformam em guerreiras.
Menhera-chan | Desenhos bonitos, Anime gótico, Arte de fã


Apesar da conotação negativa, Ezaki não vê a personagem e suas histórias como possíveis gatilhos para suicídio. Ele espera que as pessoas que possuem transtornos mentais  possam aproveitar o lado bom de seus quadrinhos e entendam o que ele quer expressar.
Obs: Confira a entrevista completa aqui. Demais créditos ao final da postagem.

Complementando...

Eu achei mais coisas sobre a Menhera-chan, muitas imagens e até quadrinhos, mas eu realmente achei um conteúdo pesado que pode ser visualmente desconfortável. Resolvi trazer essa personagem para o Spooky Friday porque isso me fez refletir o quão importante é falar sobre saúde mental, ainda que de uma forma que seja assustadora para as pessoas. Sofrimento é assustador. Depressão é assustadora. As pessoas tem medo de procurar ajuda. E muitos ainda pensam que falar sobre suicídio é algo errado, quando na verdade, o debate saudável deve ser promovido para que pessoas que passam por essa situação, recorram à alguma ajuda. A Menhera-chan parece demais? Talvez... Mas se tantos jovens japoneses se identificam com ela e o propósito de seu desenhista, é porque ainda temos muito o que avançar em relação ao estigma e muito a se debater. Eu acho que esse é o verdadeiro intuito de Ezaki, diminuir o preconceito ao redor de quem sofre e tratar tudo de uma forma mais natural e humanizada.
Chegamos ao final do post e eu realmente espero que vocês tenham compreendido a minha mensagem. À primeira vista, tanto o estilo quanto a personagem nos parecem fofinhos, e quando conhecemos melhor... Um soco na cara. Tomei bastante cuidado com as palavras que usaria aqui, pesquisei muito, principalmente por estar inserida nesse meio de saúde mental. Senti que deveria trazer porque é algo muito atual e eu me deparo com algum comentário por aí de vez em quando. Existe um grande embate por parte do público, pois alguns consideram que o estilo pode salvar vidas ao dar possibilidades de transparecer sentimentos e emoções. Em contrapartida, há também uma parcela de pessoas que o acusam de romantizar transtornos e tornar isso uma moda popular.
Mas e vocês? O que acham do estilo Yami Kawaii e da Menhera-chan? É fofo? Exagerado? Uma ideia perturbadora? Me contem nos comentários.
Kissu e até a próxima Spooky Friday! 

Créditos aos sites:

8 comentários:

  1. Ótima abordagem!
    Cada pessoa tem a sua maneira de sentir um problema ou doença, por isso não existe jeito certo ou errado para lidar com a mesma, na procura de solução. Errado é negar doença.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acho que os dois pontos de vista são válidos de alguma forma - tanto de que a personagem pode estar romantizando os problemas de saúde mental, quanto dar visibilidade. Acho que depende de como a personagem é usada, se é só comercializada e nada é feito a respeito - mas aí né, se pegarmos toda a cultura de jogos, animes, mangás e outras coisas japonesas, tem uma série de coisas negativas romantizadas por lá XD Talvez tenha só sido uma criação pra ele expressar o que estava sentindo e acabou fazendo mais sucesso do que o artista esperava. Como cada um interpreta ou utiliza, daí não é mais do controle dele.
    Achei bacana você trazer esse tema, principalmente nesses tempos pandêmicos onde as pessoas estão com a mente e as emoções mais frágeis. Tá certíssima, a única maneira de prevenir o suicício e outras formas de auto-agressão é falando delas. Também achei importante que você deu o aviso no início do post, então sua parte tá feita :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem interessante esse ponto. Os animes trazem questões bem polêmicas, parece que tudo se torna socialmente aceito ou mais "leve" quando se trata de animações. E essa questão de interpretação quando envolve saúde mental, é bem delicada. Basta ver aquela série 13 reasons why, onde as pessoas debatiam constantemente sobre romantização x gatilho x importância de se falar sobre suicídio. Ninguém tem controle sobre a absorção do outro e o que ele vai extrair na própria experiência.
      Muito obrigada pelo comentário, venha sempre por aqui (づ ̄ ³ ̄)づ

      Excluir