27/05/2020

#Bonequeira 🎠 Vocabulário de um colecionador de bonecas: mini dicionário e termos 🎠

||

Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Como eu já disse aqui no blog, eu sou colecionadora de bonecas e atualmente, não há muitos blogs ativos sobre o assunto. Quando eu comecei, fiquei totalmente perdida com algumas expressões do meio. Resolvi então fazer esse post para ajudar os iniciantes, me inspirando nesse post super legal do blog Dona Vovó ♥

BJD ou Ball Jointed Doll: Bonecas de poliuretano e resina. São customizáveis e sua principal característica são as articulações esféricas com elásticos. As BJD's também possuem um aspecto mais realístico de maquiagem e design.
Blythe: Boneca de origem americana que saiu de linha e hoje foi modificada e é comercializada pela empresa japonesa Takara. Também possuem a cabeça grande, mas o corpo e a expressão são mais infantis.
Boil Wash: É uma técnica para hidratar/alisar/modelar o cabelo das  bonecas usando água quente e fria.
Boneca similar/fake: Produto não original, cópia.
Bonequeiro: Colecionador de bonecas.
Carved: Se refere a uma parte esculpida na customização. Boca, nariz, olhos, etc.
Cegonha: Vendedor de bonecas, geralmente, importadas.
Corpo Obitsu ou Pure Neemo: São corpos especificamente feitos para bonecas, de diferentes tamanhos e com muitas articulações. São bastante populares, pois são mais "posáveis" para fotos.
Doll Completa/Incompleta: Completa quer dizer que ela vem com todos os acessórios originais. Incompleta quer dizer que falta alguma peça ou acessório.
Doll Custom: Boneca customizada de alguma forma. Geralmente se referem a bonecas que receberam uma nova maquiagem.
Doll de colecionador: Significa que não eram bonecas de crianças, portanto, foram cuidadas e armazenadas de outra forma. Não foram necessariamente brincadas.
Eye Chips: Olhos que podem ter diferentes cores e modelos, e que podem ser trocados.
Jointed: São as "juntas" das bonecas, o mecanismo de articulação.
Kit Mio: Kit de customização da Groove, especificamente para bonecas da coleção pullip. Basicamente, é uma boneca sem nenhum tipo de maquiagem para que o próprio comprador a modifique como desejar.
Limited: Rara, peças produzidas em número limitado.
Make up: Maquiagem.
MSC ou Mr Super Clear: Verniz gringo utilizado para "selar"(fixar) a maquiagem de bonecas customizadas.
Outfit: Conjunto de roupas.
Pullip: Boneca coreana, produzida pela Groove. Sua marca característica é a cabeça maior que a proporção ideal para o seu corpo, o que as torna graciosas. Da mesma família, temos: o Tayeang (namorado da Pullip), a Dall (irmãzinha do Taeyang), a Byul (melhor amiga da Dall), o Isul (irmão  mais novo da Pullip) e a Yeolume (futura filha da Pullip).
Reborn: Bonecas com aparência de bebê ou crianças pequenas, extremamente realistas.
Re-ment: Conjuntos em miniaturas para bonecas.
Shoes: Sapatos.
Stand: O suporte que mantém a boneca em pé.
Stock: Como veio originalmente, não foi alterado.
Tangkou: Boneca chinesa, semelhante à Pullip.
Wave: Falando especificamente de Monster High e Ever After High, é a época em que foi lançada aquela determinada boneca. Por exemplo: Existe a Frankie Stein Básica Wave 1 (esse é o lançamento mais antigo). Quanto maior o número, mais recente ela  é. Quanto menor, mais antiga.
Wig: Peruca
Então, chegamos ao fim. Posso trazer uma parte II, se vocês quiserem. Não deixem de comentar qual termo você não conhecia e qual já viu por aí, mas não sabe o que significa.
Kissu!

2 comentários:

  1. Super completinho seu glossário sobre bonecas!
    É curioso que, como muitos termos são em inglês, às vezes as pessoas não sabem escrever bem daí não tem como procurar mais informação na internet. Teu resumo tá ótimo pra quem quer entender mais sobre bonecas e poder continuar apredendo, amei! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim! Procurei colocar termos que vejo com frequência nos grupos e que a galera acaba ficando com dúvida.
      Muito obrigada, feliz que tenha gostado (●♡∀♡)

      Excluir