08/05/2020

"Eu posso ser kawaii?"

||
Ilustrações para post: Coreanas (600x200)
Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Já faz muitos anos que eu estou inserida na comunidade J-fashion, nos estilos alternativos e na cultura asiática. Eu trouxe isso para minha vida como um hobbie, uma paixão e algo que eu realmente me divirto. Então eu resolvi fazer esse post com uma dúvida que ronda a cabeça de muitos admiradores dos estilos kawaii.

Para começar: O que é um estilo kawaii?

A palavra kawaii é de origem japonesa, e seu significado pode ser traduzido como "algo que é fofo, bonitinho". É uma forma de expressão que pode ser utilizada para diversas coisas, inclusive para estilos. Entretanto, não existe literalmente um estilo kawaii. Mas você pode considerar qualquer estilo que se enquadre dentro desse conceito de fofo, como kawaii. Alguns estilos que podem ser considerados kawaii são o Lolita, o Fairy Kei, o Aomoji Kei, o Hime Gyaru e por aí vai.
Explicado esse primeiro conceito, vamos tocar o bonde e responder perguntas que aparecem frequentemente e são o objetivo real desse post:

Afinal, eu posso ser kawaii?

Por ser uma expressão japonesa, muitas pessoas associam o termo kawaii com o padrão asiático: garotas magras, brancas, cabelos lisos em cores naturais como preto/castanho, padrão de corpo tamanho P. 
Pronto, taí a tal receita kawaii.
Isso está totalmente errado!
Garotas (ou garotos) que seguem essa estética geralmente tem esse padrão porque trata-se de um padrão asiático, e não do padrão exigido a risca pelo estilo. Falando unicamente de características genéticas,  estamos falando de pessoas de pele clara e de cabelo escuro e liso, geralmente magras (sem entrar no conceito do que é bonito ou não em um corpo dentro da cultura nipônica, ok?). Então quando pegamos revistas que exemplificam o conjunto fofo das asiáticas, absorvemos aquela imagem em sua totalidade. Vamos além das roupas. Queremos incorporar o cabelo, o corpo, os olhos...
O que me motivou a fazer esse post foi a quantidade de perguntas e comentários acerca das características físicas que vejo o público interessado nesse conteúdo, repetir exaustivamente para todas as influencers adeptas:
  • Posso ser kawaii de cabelo cacheado?
  • Posso ser kawaii sendo gordinha? 
  • Queria ser kawaii, mas minhas pernas são muito grossas para usar roupa x!
  • Não tenho franja, posso ser kawaii?
  • Sou menino, mas gosto do estilo... Só meninas podem usar?
  • Posso ser kawaii e usar preto?
  • Posso ser kawaii sendo morena/negra?
  • Posso ser kawaii sem gostar de k-pop?
  • Posso ser kawaii sem usar rosa?
Geeeeente... Apenas parem. Parem de perguntar se vocês podem ser kawaii fazendo x ou y e apenas sejam kawaii da melhor forma que conseguirem ou puderem! Estilo transcende cor de pele, de cabelo, olhos e tipo de corpo. Pelo contrário, a moda é libertação. Tentem procurar inspirações no pinterest ou no instagram de pessoas fora desse padrão e mais próximas da sua realidade. Se não encontrar, seja você mesma(o) sua própria inspiração. Estude os conceitos do estilo, pesquise, seja criativo e divirta-se! Não se limitem, sabe? Não deixem de fazer algo que vocês gostem só porque o seu cabelo não é como o da modelo em que você se inspira.
Mais uma coisa: tire os grilhões da overdose de fofura 24h por dia. Estilo não muda a personalidade de ninguém, pelo contrário: é o reflexo do que você já é, do que você gosta e sente. Não é por usar roupas fofas, que você tem que obrigatoriamente ser fofo 100% do tempo. Ninguém consegue isso. Somos humanos, perdemos a paciência, xingamos, vivemos!  Seja a melhor versão de si mesmo.
Eu sei que essa postagem ficou bem "seja o que você quiser barbie girl", mas era algo que eu sentia que deveria escrever sobre, principalmente por sempre estar fora da caixinha dos padrões. Algum de vocês já se sentiu desencorajado por alguma característica particular que não possui? E por alguma que possui e mais ninguém tem? Comentem que eu gostaria de saber (っ˘ω˘ς )
Espero que vocês tenham entendido minha mensagem e que esse post sirva para te dizer que SIM, VOCÊ PODE SER KAWAII.
Beijos e até a próxima postagem!



2 comentários:

  1. ahhhhh amei o post <3 de fato não tem um padrão para de ser kawaii, até porque na minha opinião isso é mais um estado de espirito/sentimento que exteriorizamos para fora!
    Adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Sim, todos nós temos nossos dias kawaii ou não e todos sabemos expressar de um jeito.
      Obrigada pelo comentário (♥ω♥*)

      Excluir