18/12/2019

"Você não está velha demais para isso?" Um post sobre cabelos, bonecas e estilo

||
Imagem relacionada


Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Esse post é para você, que em algum momento já ouviu uma das famosas frases", Você não está velho(a) demais para isso?", "Isso é coisa de adolescente" ou ainda "Você parece criança". Seja pelo jeito que você se veste, pinta o cabelo,  por seus hobbies e preferências,  sempre haverá alguém para julgar. Por quê?

Sinceramente, acredito que as pessoas estão fortemente enraizadas na cultura do senso comum, onde você se prende em um manual de instruções da vida que dita quando, onde e como você deve passar cada etapa. Fugiu disso, está errado, feio, estranho.

Comecei a ter meu próprio estilo aos  treze anos. Era alternativa, e já ouvia comentários babacas, principalmente de  pessoas estranhas. Aos 17, me apaixonei pela moda japonesa e fui aos poucos adquirindo peças condizentes com o que eu gostava, além de ter mudado radicalmente meu cabelo. Sempre recebi o apoio da minha mãe, minha rainha, que me apoia em todas as minhas escolhas, mas aturava uma ou outra opinião sem nexo que eu nunca tinha pedido. Acho, inclusive, que agradeço minha mãe por ter me ensinado a ficar bem com minhas escolhas independente do que me dissessem. 
A questão é que eu saí da adolescência e esses comentários não pararam. Antes, porque eu era estranha. Depois, porque me confundiam com uma adolescente rebelde (?) ou algo do tipo, sempre de pessoas que eu nunca vi na vida. Pensei que fosse porque o estilo que eu usava, Visual kei, remetia àquela atitude mais agressiva e imponente do rock. 
Ledo engano...
Passei pelo mesmo, dessa vez usando Fairy kei. Uma das modas mais fofas e açucaradas do Japão. Pleníssima desfilando com meus infinitos laços, tic-tacs de estrela e blusa de unicórnio... Eis que do nada brota um ser me xingando aleatoriamente.
Tá difícil, sociedade. Tá hard.
Deixando a roupa um pouco de lado, investi  em um hobbie que amava, porém nunca tinha percebido o quão bem me fazia até esse ano: bonecas!
Adquiri várias da minha wishlist em 2019, montei um cantinho só pra elas no meu quarto e aprendi muito sobre customização, cuidados e manutenção de dolls. Eu tinha crises sérias de ansiedade por conta da faculdade. Cuidar das minhas bonecas fez com que eu aliviasse a tensão uns 80%. Mas...
"Você está brincando de boneca? Não tá velha, não?"
São muito mais que brinquedos pra mim, só que poucas pessoas conseguiam compreender a dimensão da importância. Agradeço imensamente a elas, inclusive, por todo o incentivo que me deram para  prosseguir no hobbie e deixar de lado o preconceito que tinham colocado dentro de mim, o fato de que eu não era mais criança e não deveria ter bonecas.
Enfim. Eu não sei como é o seu cabelo, o seu estilo e do que você gosta. Mas se te faz bem e não fere outra pessoa e nem você, faça. Apenas faça. Não deixe que lhe imponham coisas que te deixarão mal, por egocentrismo. Penso que essas pessoas deixaram de fazer muitas coisas por medo dos outros, por medo de si. Descontam isso modelando os outros dentro de suas formas, não se importando com o fato de que somos peças únicas. 
Pinte o seu cabelo.
Use sua roupa preferida na rua.
Colecione selos e carrinhos.
Resgate um animal.
Use uma maquiagem que sempre quis.
Seja você mesmo, porque você é incrível.

Beijinhos (~ ∀~)ノ♥

5 comentários:

  1. Gostei bastante do post! A gente tem que ser a gente mesmo, porque de qualquer maneira a gente vai ser atormentado. As pessoas que enchem o saco são aquelas que não estão contentes consigo mesmas e precisam descontar a frustração nos outros que estão felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Sim, eu aprendi isso nesses longos anos de gostos diferentes. Aos poucos eu percebi que eu era assim e me aceitei, com tudo que os outros acham que é excêntrico. Não tenho por quê me envergonhar. Achoo que com essa concepção fica mais fácil entender que o erro está do lado de fora da gente, né?

      Excluir
  2. ameeeeei esse blog meu deus
    myheaadache.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi anja, me desculpe pelo comentário mal feito antes! é que conheci seu blog pelo celular e é muito ruim comentar e usar o Blogger pelo celular!

    estava vendo blogs antigos que falavam de Monster High e conheci esse lindo cantinho, amei!

    então agora irei comentar sobre o post hehe
    anja, qual sua idade? apenas curiosidade hehe
    ai amiga, amei o texto no fimmmmmmmmmmmmmmmmm eu tenho muito medo dos outros, ksdjfkldjfkdjg e sim, eu já mudei meu jeito de vestir por conta disto...

    aiiii valeu mesmo hehe você também é incrível!

    está mais do que certa em não escutar os outros. Eu estou com saudades de Monster High, tô pesquisando umas bonecas porque queria virar colecionadora também mas VIXI TA CARO e eu tenho 17 anos e sou desempregada, infelizmente não posso saciar minha vontade nostálgica ainda, aiai (na h que eu arrumar um emprego, vou gastar um booom dinheiro nisso, sinceramente! tava babando aq vendo as bonecas no mercado livre aiai)

    e isso de fairy kei e visual kei não te dá calor não? onde você encontra roupas assim? principalmente as fairy? bem, primeira vez que entro no blog, não sei se você já fez postagens desse tipo hehe.

    eu nunca tive um estilo definido, estou tentando definir o visual Baddie do Aesthetic do Tumblr/Instagram, porque me convém mais economicamente- sei que em qualquer Marisa ou Pernambucanas têm, mas por mais que pareça bobo ainda não me sinto confortável com croppeds (eu queria virar baddie porque tenho muitos croppeds, porque queria mudar meu estilo mesmo, percebi que tinha muita coisa infantil no meu guarda-roupa, como blusas da Minnie...) mas a burra foi comprar cropped quando se sente estranha mostrando a barriga............ enfim, eu ainda estou melhorando nisto, mas eu tenho roupas BEEEM vintage e ah, eu não sou rica, e não posso jogar essas peças de roupa fora! olha a confusão que fiz! decidi virar baddie com sapatilha, tênis vintage amarelo e saia rodada! kkk então as vezes saio na rua bem vintage, e em outras bem baddie (principalmente na parte maquiagem, porque amo make-up), mas no geral eu quero virar baddie, porque combina com meu estilo de make, combina com os croppeds que já tenho, no caso só preciso de sapatos novos e calças novas, além duma saia mais colada e uma meia arrastão aksajjkdsljf

    mas sei que é bem mais fácil a sociedade aceitar o baddie, é realmente mais "comum"..... mas como disse antes, isto me convém porque eu acho que tem preço mais acessíveis (além de que minha mãe não me deixa fazer compras na internet..)

    mas no fim vale o que você disse, de ser quem se é acima de tudo! shooooooowwww

    oh! my headache

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, mana! Não se preocupe, eu sei como é tenso mexer em blog pelo celular haha Que bom que gostou do blog, seja bem-vinda ♥
      (Eba! Uma fã de monster high!)
      Tenho 26, amore ~cof cof crise de idade~
      Eu compro minhas roupas em lojas físicas comuns (essas de bairro, ou de departamento, como Marisa e Renner, sabe?). Também compro várias coisas pela internet, às vezes dentro do Brasil. Garimpo umas coisas legais no Enjoei e Mercado Livre ^^
      Não sinto calor, flor. Na verdade, depende muito da roupa. Não adianta querer usar várias sobreposições em um calor de 40 graus porque a gente vai morrer huehuehuehue Tem que adaptar seu armário para as suas necessidades.
      Quanto a seu estilo, se você gosta mesmo dele, então vá investindo aos poucos até chegar onde você quer, mas não vire escrava das imagens de referência. Se você não se sente à vontade com algumas peças, não use, substitua e experimente. Faz parte do estilo também saber ousar dentro da moda e deixar tudo com a sua personalidade. É normal sentir-se insegura, mas aos poucos você conseguirá alcançar algo que faça com que você se sinta bem. Não desanime!

      Dei umas dicas de como usar moda japonesa no dia-a-dia nesse post, mesmo não sendo exatamente seu caso, algumas coisinhas podem te ajudar! Dá uma olhadinha https://cha-e-manju.blogspot.com/2018/04/cinco-dicas-para-usar-j-fashion-no-dia.html

      Por fim, vou fazer uma postagem de como adquirir bonecas por valores mais baixos, então acompanhe o blog para receber as novidades. Um suuuuper beijo e obrigada pelo comentário (*≧ω≦)

      Excluir