15/09/2021

#Bonequeira 🎠 Dicas para comprar sua primeira Pullip 🎠

||


Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Comecei a colecionar dolls groove (Pullip e família) faz mais ou menos um ano, e vi que muitas pessoas novatas no hobbie, como eu, têm muitas dúvidas sobre como comprar, cuidar e coisas assim. Pensando nisso, montei essa listinha com dicas básicas para facilitar a chegada de sua sonhada filha (ou sonhado filho). Bora ler?


 1. Doll barata é doll usada

Sim. Simples e direto. 
Eu não aconselho você a gastar mundos e fundos em sua primeira boneca, importando-a lacrada, por exemplo. Pode acontecer de você achar que é a boneca dos seus sonhos, e quando ela chega na sua casa... Você não se identifica! Acreditem, eu tenho diversos tipos de boneca e eu senti algo diferente em cada caixa que eu abri e em cada rostinho que olhei. Existem dolls que apesar de lindas, eu  não teria na coleção, como a Bjd (ball jointed doll). Sim, elas são perfeitas, lindas, únicas... Só que eu não consigo me identificar. E eu nem preciso gastar 2mil em uma para ter certeza! 
Comprando uma doll usada você também pode economizar em outros aspectos. Cada item retirado ou colocado em uma Pullip stock (ou seja, como veio de fábrica), altera também valor no montante final. Além disso, a boneca estando no Brasil te poupará uma possível taxa da receita em produtos importados, terá menos tempo de espera, menos risco de extravio e a possibilidade de pagar em real o dólar tá um rim
O que pode deixar uma Pullip mais cara?
Raridade (obviamente); Wig (peruca) de qualidade superior; Outfit original e completo, em bom estado; Acessórios originais e em bom estado; Dependendo da doll e do colecionador, a caixa, stand e o card; troca por um corpo de maior qualidade e mais posável, como obitsu, pure neemo ou made to move; Outfit extra do colecionador e de marca bem avaliada; Doll totalmente customizada com produtos específicos e de boa qualidade (alguns customizadores são bem requisitados e suas customs são caras, portanto, suas dolls também serão vendidas por valores significativamente altos).

O que pode deixar uma Pullip mais barata? 
Qualquer tipo de amarelamento, principalmente no rosto; Defeitos de qualquer tipo (riscos, rachaduras, quebras, mecanismo parcialmente ou totalmente danificado; Qualquer alteração na maquiagem da boneca feita de forma amadora e com materiais de qualidade ruim ou duvidosa; Doll vendida nua e sem a wig, ou com a wig original (a wig da groove costuma de uma fibra inferior).

2. Compre uma boneca mais acessível para ganhar experiência

Se você nunca tocou em uma Pullip, pode ser que você fique um pouco perdido quando ela estiver nas suas mãos. Colecionadores inexperientes tem mais probabilidade de causar acidentes (tocando no rosto da doll com as mãos sujas, deixando-a cair, expondo-a diretamente ao sol e poeira) simplesmente porque ainda não sabem alguns "truquezinhos" de cuidado e manutenção. É melhor  comprar uma boneca mais barata, porque se algo acontecer, o prejuízo será menor.

3. Faça uma lista de desejos

Ok, você tem certeza que quer uma Pullip e está disposto a comprar uma. Mas afinal, qual? Apenas entre 2003 e 2014 foram lançados mais de 220 modelos!
Aqui é o ponto que você vai pesquisar, pesquisar e pesquisar... Pesquisar até cansar os olhos e dedos. O falecido Flickr é uma ótima fonte de pesquisa, porque já foi considerado como uma das redes sociais mais utilizadas pelos colecionadores do mundo todo. Você pode aprender muitas coisas por lá.
Ok, depois de pesquisar e ver cabeçudas de todos os tipos, cores e tamanhos, selecione os modelos que mais gostar e vá atrás dos nomes. Não faça uma lista imensa, ok? Escolha dez e dentro delas, faça o seu top três. Aí é só procurar por elas nas fontes informadas aqui no post. Isso vai te ajudar a manter-se focado.
É importante mencionar que Pullips são muito utilizadas para customização, então se você não encontrar nenhuma informação sobre aquele modelo ou mais nenhuma foto de outro colecionador, provavelmente é uma custom. Fique atento.

4. Não compre por impulso

A boneca que apareceu está no seu orçamento mas não está na sua lista? Muita calma nessa hora!
Pode até que seja um bom negócio, se a sua doll dream é rara e difícil de encontrar. Mas pense nas outras dolls da lista. Todas elas são raras? Provavelmente não.
Se você gastar o seu dinheiro em uma boneca qualquer agora, outra que você realmente queria pode aparecer e você não terá como arcar. E aqui também entra a identificação. Se você está procurando uma doll mais dark, dificilmente vai sentir a mesma emoção ao comprar uma totalmente fofa.

5. Ok, é melhor comprar uma doll barata, usada e no Brasil. Mas onde?

Você pode fazer uma busca em grupos de venda do facebook, geralmente eles utilizam termos como "adoção" para vender as bonecas. A vantagem é que geralmente os colecionadores postam primeiro nos grupos para depois anunciar em sites de venda. Mas atenção: mesmo que a negociação seja feita pelo face, sempre verifique se o vendedor possui feedback positivo e não feche negócios com pessoas que não utilizam métodos seguros de pagamento, como Mercado Livre, Mercado Pago, Pagseguro, Shopee, Enjoei, etc. Esses sites tem uma política de devolução, o que te assegura de possíveis golpes.



Espero ter ajudado você a descobrir como conseguir sua primeira filha de plástico. Quais outras coisas vocês gostariam de saber sobre pullips? Deixem nos comentários!
Kissu!


Créditos das fotos ao tumblr: https://pullipdolls.tumblr.com/


2 comentários:

  1. Nossa sempre quis ter uma Pullip, sabendo q tem versões mais em conta ajuda bastante, valew pela dica :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, depois que você compra a primeira, o difícil é parar kkk Boa sorte, tomara que a sua venha logo!

      Excluir