27/01/2014

Visual Kei, não Scene!

||

Olá kawaiizudinhos, tudo bem?

Outro dia aconteceu uma coisa. Eu estava fuçando fotos de Visual Kei's e me deparei com uma garota Scene. Achei algo completamente sem sentido. E se você procurar, não vai ser difícil achar vídeos, fotos e blogs comparando os dois estilos.
Mas o que tem a ver o Visual Kei com o Scene?
A resposta é bem simples: NADA.
Mas vamos por partes para entender porque diabos os terráqueos comparam duas coisas nada a ver.


Visual kei

O Visual Kei, ou Bijuaru kei na pronúncia japonesa, é um movimento visual que está profundamente ligado a música, particularmente, o J-rock. Em meados de 1980 os J-rockers do underground resolveram criar um estilo próprio, algo que fugisse aos padrões japoneses e chamasse atenção para a liberdade no que se referia à moda. Então o que fizeram foi usar um pouco do Glam Rock e Punk que estava em cena no mercado, e criar um estilo completamente novo.  Bandas como o X Japan e Luna Sea influenciaram milhares de jovens a saírem por aí com seus cabelos armados e roupas extravagantes, dando a cara pra bater numa sociedade tradicionalista como a japonesa. O Visual kei surgiu pra marcar o fim dessa década, com uma aparência carregada de cores e androgenia. As letras de suas músicas eram profundas, ousadas.
Com o passar do tempo e o aumento de bandas que o aderiram, a popularidade do estilo aumentou e surgiram os subgêneros como o Angura Kei, o Nagoya Kei, Soft Visual Kei, Oshare Kei e vários outros que eu ainda pretendo trazer pra vocês num post mais detalhado. Alguns elementos do Gótico e do Vitoriano foram acrescentados, o que garantia cada vez mais particularidade ao movimento.
O J-rock tocado pelas bandas de Vk também se destaca por seus elementos peculiares, guitarras bem marcadas mescladas ao toque clássico do piano por exemplo. Os músicos queriam uma identidade própria e diferente da ocidental e suas apresentações eram sempre elaboradas, tais quais os figurinos.
Atenção! Nem toda banda de J-rock é Visual Kei! Embora música e moda andem interligados, não é necessariamente Vk quem toca J-rock.
     

  X JAPAN 

         








LUNA SEA







BANDAS MAIS ATUAIS DO CENÁRIO VISUAL KEI
   the GazettE


   Alice Nine


Scene, Scene  Kids e Scene Queens/Kings

 É uma tribo urbana originada do Reino Unido, que como o próprio nome diz, tem como prioridade a Cena, ou seja,  a popularidade. Eles abusam de fotos bem elaboradas em redes sociais para conseguir status. Existe toda uma discussão em torno dos Scene, From Uk e Emos, já que alguns dizem que o um derivou do outro, ou roubaram coisas do outro e mimimi. 
 O scene é criativo, gosta de roupas coloridas, com estampas de bichos, bandas ou personagens infantis como a Hello Kitty. Gostam de usar vários acessórios que de tão comuns acabaram virando uma marca dessa moda, como o colar em forma de Diamante ou Soco-Inglês. Usam calças skinnys coloridas, além de Nikes ou All Stars nos pés.
 Talvez o que faça as pessoas confundirem o Vk com o Scene seja o cabelo. Os Scenes aderiram ao mullet e ao penteado "armado", assim como as cores chamativas em suas mechas.
  O termo Scene Queen/King é usado para definir alguém que se destaca na cena, um Scene famoso.  

      

Como vocês puderam ver, não há nenhum vínculo entre ambos. O visual kei é um movimento estilo/musical que surgiu para confrontar o padrão japonês, criando uma identidade própria sem vínculo direto com o Ocidente. O Scene é uma tribo urbana que ficou popular porque se espalhou pela Europa, ganhando cada vez mais adeptos que ficaram famosos através da Internet. 
Agora que você já conhece os dois estilos, não vale confundir hein?
Kissu <3
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário