20/12/2013

the GazettE

||

Vocês gostam de J-rock? Então é o post certo pra você. Vamos conhecer o the GazettE!

the GazettE ( ou Gazetto, na pronúncia japonesa) é uma banda de J-rock/Visual kei formada em 2002. 
A princípio, com Ruki no vocal; Reita no baixo; Uruha na guitarra solo; Aoi na guitarra base e Yune na bateria, o GazettE seria então uma última aposta dos integrantes que já haviam passado por diversas outras bandas sem conseguirem o tão almejado sucesso. Nessa época, assinaram com a gravadora independente Matina, e lançaram seu primeiro single, Wakaremichi, realizando diversos shows. 
Com o fim da Matina, veio também a notícia que Yune estaria deixando o grupo. O que se sabe sobre a saída do antigo baterista é que ele não suportou a pressão, já que o GazettE estava se tornando popular e com isso os compromissos profissionais aumentaram. No início de 2003, Kai (o baterista atual que por coincidência já havia substituído Yune em duas outras bandas indies), assumiu o posto. 
Em março do mesmo ano, a banda assinou com a gravadora PS Company, o que colaborou para que o grupo decolasse de vez fazendo shows e lançando singles. O ano se seguiu agitado e encerrou-se com a apresentação do GazettE no Beauti-fool’s Fest, ao lado de Miyavi, MUCC e D’erspairs Ray. 
O início de 2004 foi marcado pela contagiante apresentação do grupo no Shibuya AX, que posteriormente virou o Dvd Tokyo Saiban JUDGMENT DAY. O GazettE também abriu seu fã-clube oficial. 
O primeiro álbum foi lançado apenas em 13 de outubro de 2004. Intitulado DISORDER, o álbum alcançou o TOP 5 do Ranking indie diário da Oricon¹, chegando ao terceiro lugar. 
A banda ficou em turnê até o fim do ano e em 2005, colocaram o pé na estrada novamente de fevereiro a março. No dia 09 de março de 2005 o single Reila foi lançado, que viria a ser o quinto single independente mais vendido do ano. Daí vieram mais shows e o lançamento do Dvd STANDING TOUR 2005 FINAL - MAXIMUM ROYAL DISORDER at 2005.4.17 Shibuya Kokaido Live
Cassis foi lançada em 7 de dezembro. Esse single foi o último a ser lançado pela banda sob o nome de GazettE, e contou a produção da gravadora King Records. 

O Novo Nome 

Em 2006 eles resolveram mudar o nome da banda para the GazettE, escrevendo em inglês ao invés de usar o Katakana². O significado continuou o mesmo, mas Ruki explicou que a mudança faria bem à banda que estava ficando conhecida fora do Japão. Seria mais fácil serem “vistos” pelo Ocidente. Lançaram o álbum NIL em 08 de fevereiro já com o novo nome. 
A turnê nova começou logo, em 11 de fevereiro, nomeada de Tour Standing Live Tour 2006 “Nameless Liberty, Six Guns”, que foi tão grande quanto o nome e contou com mais de trinta shows. O último foi no Nippon Budokan, uma das maiores arenas do Japão, e seus ingressos foram esgotados. 
Foi em julho desse mesmo ano que o the GazettE fez seu primeiro show fora da Ásia no Bethovinhalle, Alemanha. Posteriormente foi colocada no ar uma versão do site oficial em inglês. 
Ainda em 2006 viriam mais dois singles: REGRET, em outubro, e Filth in the Beauty (que alcançou o TOP 5 da Oricon), e fecharam o ano com a turnê the GazettE Tour 2006 “DECOMPOSITION BEAUTY”. 
Ah... E aí eles tiraram férias não é? 
Não!
O single Hyena veio em fevereiro de 2007, cujo lado B, a música Chizuru, foi tema de encerramento do filme coreano Apartment. Depois da turnê DECOMPOSITION BEAUTY ( que depois foi lançada em Dvd), lançaram o álbum Stacked Rubbish em 04 de julho, que alcançou o 2º lugar na Oricon em apenas 1 dia de lançamento! 
Sua turnê foi extensa, de julho de 2007 até abril de 2008: Tour 2007-2008 Stacked Rubish (Pulse Wriggling to Black). Durante a turnê a banda fez uma parada para mais shows na Europa, passando por Inglaterra, Finlândia, França e Alemanha. 
Seguindo a tradição de “começo de ano agitado”, no início de 2008 eles colaboraram com a grife de jóias GemCerey, numa coleção. Em fevereiro saiu o single Guren, que alcançou o 1º lugar no ranking diário da Oriicon e 3º no ranking semanal. No mês de agosto foi a vez do Dvd STACKED RUBBISH GRAND FINALE [REPEATED COUNTLESS ERROR], com vídeos da turnê. O GazettE fez muitos shows, inclusive uma participação no evento Music Band, com outras bandas de J-rock famosas. Em novembro LEECH foi lançado e novamente a banda alcançou o topo da Oricon. 
O início de 2009 foi marcado por um grande show, o Peace and Smile Carnival 2009, que contou com a participação de várias bandas contratadas pela Ps Company para comemorar os dez anos da gravadora. Durante o show realizado no Nippon Budokan, a banda anunciou o lançamento de seu single novo chamado Distress and Coma, para o dia 25 de março. 
Em julho foi a vez de DIM, um novo álbum de inéditas. A banda se dedicou a divulgação do mesmo e ingressou na DIM SCENE, a turnê que durou de julho a outubro, sendo o final no Saitama Super Arena. Em setembro veio mais um single, Before I Decay, que foi tema da versão japonesa de Velozes e Furiosos 4. O Dvd da tour veio um pouco depois, em dezembro de 2009: Live DVD TOUR 2009 - DIM SCENE - FINAL at Saitama Super Arena, trazendo o último live da DIM SCENE. 

Mudança de gravadora 

2010 começou com a turnê "Standing Live Tour 10 (The End of Stillness)", exclusiva para membros do fã-clube oficial Heresy. Depois deram início a Tour10 Nameless Liberty Six Bullets, que já teve duas noites seguidas no Budokan. Posteriormente, o the GazettE anunciou que estava se transferindo para outra gravadora: a Sony Music Records. 
Já com o apoio da gravadora nova, o the GazettE lançou o single Shiver, em julho. Essa canção foi escolhida como tema do anime Kuroshitsuji II. Em agosto saiu um Dvd novo, um especial de oito anos que contou com todos os Pv’s lançados, o Film Bug II. Ainda em 2010 viriam mais dois singles: Red em setembro e Pledge em dezembro, músicas que alcançaram 3º e 2º lugar na Oricon respectivamente. 
A turnê não poderia acabar de uma forma melhor. O the Gazette se apresentou no maior estádio de Tokyo, o Tokyo Dome, no dia 26 de dezembro de 2010. 
A banda descansou brevemente, até fevereiro de 2011, quando participou da compilação "Fuck the Border Line (Tribute for Kuroyume)" , onde fez um cover de uma das músicas da Kuroyume. Em março fizeram uma turnê de oito apresentações exclusivas para o fã-clube Heresy. Nesse mesmo mês seriam lançados dois novos materiais: o álbum Traces Best 2005-2009 ( com os maiores sucessos nesse período), e o Dvd que registrou o live no Tokyo Dome (TOUR FINAL THE NAMELESS LIBERTY AT 10.12.26 TOKYO DOME).. Mas os dois foram adiados para o mês de abril, já que nesse mesmo período aconteceram catástrofes naturais que abalaram o Japão. 
O próximo trabalho inédito chegou em maio, o single Vortex. Em julho, Ruki e Aoi partiparam do PS Carnival tour 2011 Summer 7 Days, formando bandas de sessão ( ou seja, grupos formados por músicos de várias bandas diferentes). 
Em setembro participaram do Summer Sonic Festival, e em setembro do Inazuma Rock Festival 2011. 
Remember the Urge foi lançado em 31 de agosto, e em outubro veio finalmente o álbum: TOXIC. Os músicos confessaram o nervosismo ao lançar esse novo trabalho. Em TOXIC, o the GazettE testou vários elementos eletrônicos em suas canções e brincou com arranjos diferentes, formando um novo som, mas ainda com a cara e atitude já conhecidos do público. O álbum foi bem recebido e alcançou o 2º lugar no ranking diário da Oricon e 3º no semanal, e foi disponibilizado em duas versões, sendo a limitada com um artbook de 80 páginas. Em outubro também foi lançada a música de trabalho THE SUICIDE CIRCUS, pouco antes do álbum. 
A Live Tour11 Venomous Cell percorreu 27 cidades do Japão em 28 apresentações. Em seu último show a banda anunciou que faria um show especial em comemoração a uma década do the GazettE, em março. 
Em maio saiu o Dvd TOUR11-12 VENOMOUS CELL FINALE OMEGA, cujo show foi feito no Yokohama Arena em 14 de janeiro. 
Em julho eles fizeram uma turnê exclusiva para o fã-clube, a Standing Live Tour12 -Heresy Presents- Heterodoxy, que se estendeu até agosto, terminando um dia antes do lançamento do álbum novo DIVISION. O grupo participou de alguns eventos agendados em setembro, e iniciou a turnê do novo disco, Live Tour12 -Division- Groan of Diplosomia 01, em outubro, e terminou no fim de novembro. 
DIVISION veio cheio de expectativas, em 29 de agosto. Assim como TOXIC, o trabalho contou com uma edição limitada e uma regular, sendo a limitada contendo na embalagem dois Cds e um Dvd. 
Já cheios de vontade de trabalhar, embarcaram na turnê Live Tour13 Division Groan of Diplosomia 02, com início em fevereiro e término com o show de aniversário em março. 
O Dvd do live que marcou os 10 anos da banda viria só em janeiro do próximo ano. 2013 começou muito bem lançando para os fãs 10th Anniversary: The Decade, o registro de um live emocionante que mesclou canções novas e clássicas em seu setlist. 
O ano de 2013 ficaria marcado na memória dos fãs ocidentais do the GazettE. O site oficial da banda divulgou uma turnê fora da Asia, chamada THE GAZETTE WORLD TOUR 13, que passou por: 
  • · México - Mexico City 
  • · Chile - Santiago 
  • · Argentina - Buenos Aires 
  • · Brasil - São Paulo 
  • · França - Paris e Toulouse 
  • · Alemanha - Dortmund e Munique 
  • · Finlândia, em Helsinque. 

Em junho foi colocado a venda o Dvd da turnê de DIVISION, LIVE DVD TOUR 12-13 [DIVISION] FINAL MELT
Eles não quiseram ficar parados por muito tempo depois da WORLD TOUR. O single FADELESS foi lançado em agosto de 2013, juntamente com o pv da música. Eles deram alguns detalhes sobre o álbum novo que em breve chegaria e falaram sobre o esforço que estavam colocando nesse trabalho. 
Em 23 de outubro de 2013 finalmente chegou as lojas o mais novo sucesso do the GazettE: BEAUTIFUL DEFORMITY; a música de trabalho escolhida foi INSIDE BEAST
O the GazettE está orgulhoso e surpreso por terem tantos fãs fora da Ásia. Eles descreveram os fãs com muito carinho, e sentiram-se acolhidos e honrados pelo amor que receberam. Ruki disse que a parte mais emocionante para ele foi ver tantas pessoas nos aeroportos para recebê-los, e ele também falou da energia recebida do Brasil. 







CURIOSIDADES 
*Uruha já teve uma planta de estimação (?) chamada Pakira-chan (?²). 
*Ruki tem medo de gatos. 
*Reita gosta de carros, principalmente os antigos. Ele também adora motos. 
*Kai adora cozinhar e sabe fazer muitas coisas na cozinha. 
*Aoi teve que terminar com uma namorada para poder se mudar para Tokyo e tentar o sucesso junto com a banda. 
*Uruha e Reita se conhecem desde o Ensino Fundamental. 
*Aoi tem medo de fantasmas, e não fica em lugares que tem fama de mal-assombrados. 
*Ruki teve que fazer uma cirurgia na coluna no 1° ano do colegial. 
*Uruha era zoado na escola por causa dos lábios. 
*Reita caiu de um trem-bala quando pequeno. 
*Kai comia tanta maionese que seu colesterol foi o único que ficou acima do normal quando a banda fez exames de rotina para a PSC. 
*Aoi uma vez se referiu às suas guitarras, no twitter, como “minhas namoradas”. 
*Em um dos lives recentes da banda em Mie, cidade natal de Aoi, a mãe do guitarrista estava presente. 


DISCOGRAFIA 
ÁLBUNS E MINI ALBUNS 


COCKAYNE SOUP - 03.05.2003 


Akuyuukai~ - 25.03.2003 


SPELMARGARITA - 30.07.2003 


Hankou seimeibun - 01.10.2003 


MADARA~ (斑蠡) -30.03.2004 


DISORDER - 13.10.2004 


GAMA (蛾蟇) - 03.08.2005 


NIL (Nameless Liberty Underground) - 08.02.2006 


dainippon itangeishateki nomiso gyakukaiten zekkyo ongenshu - (日本異端芸者的脳味噌逆回転絶叫音源集) - 03.05.2006 


STACKED RUBBISH - 04.07.2007 


DIM - 05.07.2009 


Best Album Traces Best Of 2005-2009 


TOXIC 2011.10.05 


DIVISION 2012.08.29 


BEAUTIFUL DEFORMITY 2013.10.23 




Bom, eu vou me despedindo por aqui e espero que tenham gostado da matéria. Com certeza ainda podemos esperar MUITA coisa boa vinda dessa banda tão querida, e eu só peço a vocês que continuem apoiando o the GazettE, mostrando a eles o quanto nós brasileiros os amamos. Foi uma grande responsabilidade escrever esse post por ser a minha banda favorita (e porque eles nunca param, tem informação pra caramba), mas apesar do trabalho, o resultado foi satisfatório. Eu só gostaria de pedir para que comentassem, ou que seguissem o blog. Eu fico motivada a escrever novos textos se eu vejo que vocês estão participando. 
Um grande beijo da tia Shima. 

LINKS OFICIAIS 





Créditos   
Revista Neo Tokyo nº71 
Gazebestfriends.com 
gazettebr.blogspot.com.br 
jame-world.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário