23/12/2017

Um pouco sobre Nu goth: estilo ou moda passageira?

||
Olá kawaiizudinhos! Tô viva!
Há tempos eu queria fazer essa postagem. Mas nas minhas pesquisas, vi que as opiniões sobre esse style se divergiam muito em boas e ruins. Para ser mais precisa: em adoradores e condenadores rsBasicamente esse post vai ser o que eu acho. Pegue o seu baldezinho de pipoca porque hoje vamos falar do Nu goth.

O que é o Nu goth?


Eu vou falar sobre o que eu vi em vídeos e li por aí, porque esse estilo parece não ter uma definição muito certa.  É o caso do seu irmão Pastel goth (irmão porque ambos derivam do gótico, mas ao meu ver, não fazem parte realmente da subcultura). Os rumores por aí é que o Nu goth nasceu do tumblr e apesar da raiz gótica, tem um pé também no hipster, o que dá uma cara mais moderna e arrojada pro visual, mesclando com elementos ocultistas e pitadas de Strega Fashion aqueles looks bem bruxianes da blogueira gótica que tu gosta. A cor predominante é o preto, mas ele funciona muito bem em outfits com tons fechados como o roxo e o vinho, ou tons mais sóbrios, como branco e cinza. O que eu observei nos looks é que o Nu goth varia muito de acordo com a personalidade da pessoa. Os elementos modernos mais frequentes nos looks tem conteúdo Wiccano, meias acima do joelho ou 7/8, chapéis, itens que lembram o céu (lua, galáxia, sol, estrela), garters, harness, símbolos de horóscopo/wiccanos e sobreposições de peças com diferentes texturas e estampas, que podem variar o comprimento. Da moda gótica, o Nu goth herdou o gosto pelos elementos dos anos 80 e 90, como óculos redondos, chokers, plataformas pesadas, e também algumas outras características: símbolos religiosos ou pagãos, estampa de gato preto e morcego, spikes e maquiagem escura. O cabelo pode variar: há quem prefere cabelos coloridos ou quem opte por cores naturais.
Resultado de imagem para nu goth

Imagem relacionada

Resultado de imagem para nu goth

Imagem relacionada

Resultado de imagem para nu goth

Resultado de imagem para nu goth

Imagem relacionada


Por que não é gótico?

É simples: a subcultura gótica é composta por uma série de partes que juntas, formam o todo gótico. Isso passa pela forma de se vestir até a forma como eles apreciam a arte e a música. A subcultura é muito densa de se explicar aqui e eu precisaria de um post todo e de me aprofundar mais para essa explicação, mas o que se deve ter em mente é que para ser um gótico a pessoa precisa pelo menos fundir essas facetas: a moda, a arte a música. Se ela foge de uma delas, se ela deixa de apresentar alguma, então ela não é gótica. Existem ramificações dentro do gótico porque é natural que toda moda evolua com o tempo, mas sempre respeitando esse triângulo. É a regrinha básica do estilo. 
O que o Nu goth e o Pastel goth fizeram foi dar um boom na cultura gótica, que até então, era vista como estranha. Eles são góticos "mais aceitáveis" aos olhos da sociedade e fazem bem para aquela sua vizinha que adoraria usar seus looks mas não tem coragem porque tem medo do que vão dizer. É uma visão mais suave, mais neutra. Tanto que o famosinho Gótico Suave aqui do Brasil nada mais é do que a versão brasileira do Nu goth.
Eu realmente não acho que eles atrapalhem em nada. Eu mesma gosto muito dos dois estilos (até já usei, admito). Também não acho que são os estilos que incomodam a galera gótica, e sim a banalização da subcultura. Entendam que para o gótico, isso é um estilo de vida e a forma que ele mostra sua personalidade, que para ele é algo único e importante. Daí chega uma pessoa que nada sabe desse seu estilo de vida (ao qual ele tem total respeito e que levou muito tempo de estudo e prática para aperfeiçoar) e se denomina a mesma coisa que ele. Irrita sim! 
O que eu estou tentando dizer é que Nu goth é lindo (reforçando, eu já usei e uso de vez em quando, nada contra), mas não é gótico. Então não adianta tentar enquadrá-lo nessa categoria. Também não vou ser injusta e dizer que todos os adeptos estão por aí se proclamando góticos, mas acredito que a treta toda começou exatamente daí, desses que querem bater o pé que são góticos sem de fato aderirem a subcultura. Sabe quando aquela sua prima funkeira coloca uma blusinha do Guns n' Roses e já se sente a roqueira? Tipo isso. Muita gente desrespeita a subcultura e fazem suposições absurdas sobre os góticos sem nem ter se dado ao trabalho de conhecer um pouco sobre a pessoa por baixo daquela roupa. Então com a popularização desses estilos que vieram a ser mais conhecidos na web, o gótico em si começou a sofrer mais preconceito e isso fez ele adquirir esse rancor no coração brinks.
Bom, eu espero que vocês tenham gostado do post. Como eu falei no início, essa é apenas a minha humilde opinião. Me digam nos comentários o que vocês acham do estilo!

Ah, já vou desejando aqui um ótimo natal pra vocês. 
Beijos da Shima-chan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário