10/02/2017

Resenha de livro: Asylum - Madeleine Roux

||
Resultado de imagem para desenhos sombrios tumblr
O mês de férias foi produtivo para mim na leitura e consegui ler dois livros, aproveitando que estava de férias do trabalho, também. Adquiri o Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares (Ransom Riggs) e ganhei de presente Asylum e Escuridão (Elena P. Melodia). Desses me falta terminar o Escuridão, mas creio que vou demorar um pouco para isso, visto que apesar de ter um enredo legal o estilo de escrita não me agrada.
Enfim, bora pra resenha?

Atenção: esse post contém spoilers. Se não gostar, dirija-se ao gatinho mais próximo para acariciá-lo. Obrigada.

O enredo

A narrativa conta a história de Dan Crawford, de 16 anos, e seus amigos Abby e Jordan. Os três estão no New Hampshire College Prep, um tipo de curso de verão preparatório para a faculdade que serve de base para nortear os estudantes para aquilo que eles realmente irão querer cursar. Entretanto, o alojamento Brookline, onde os estudantes dormem, é situado em um grande e antigo Manicômio Judiciário que abrigava os mais terríveis criminosos. Não apenas isso: juntos, Dan e os amigos descobrem que o New Hampshire era palco das mais bizarras experiências de "correção" do comportamento e mente desses pacientes. À medida que eles entram mais nos segredos do manicômio, coisas estranhas e sombrias começam a acontecer numa sequência assustadora e aparentemente sem nenhuma explicação humanamente racional.

Resultado de imagem para livro asylum

Opinião

Eu simplesmente AMEEEEEEI esse livro. Ele acabou me lembrando o Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares por causa das fotos um tanto macabras que recheiam e acrescentam a história, embora nem todas as fotos de Asylum "conversem" com a narração como no caso do outro livro. Porém, de modo algum isso causa algum tipo de prejuízo na leitura, muito pelo contrário! Te fazem embarcar mais e mais no suspense! Asylum é o tipo de suspense imprevisível: você é pego de surpresa pelos acontecimentos, pelos culpados dos acontecimentos e até mesmo se pega tentando entender o que diabos aconteceu!  haha É um prato cheio para quem curte um estilo de literatura mais sombria. Apesar da linguagem leve ( o que ao meu ver torna até mais fácil de ler), o romance é uma dose de adrenalina direta, seja pelos bilhetes misteriosos que Dan recebe, seu parentesco estranho com o antigo diretor, o jeito como Jordan e Abby aparecem na trama exibindo seus próprios passados esquisitos e problemáticos, ou mesmo a forma com que a autora inseriu um tema muito polêmico nessa mistura: a mediunidade e sobrenaturalidade. 

Imagem relacionada
Levei menos da metade do tempo que gastei com o livro anterior para ler esse. Isso porque quando a história me prende não quero largar o negócio nunca mais! A única coisa que me incomodou um pouco foi a textura do papel porque me lembra livro velho, sabe? Aquela página áspera ao toque... Me dá a sensação de papel "sujo". No mais, me apaixonei pelas fotografias, principalmente por ser uma (estranha) adoradora de fotos do gênero. A fonte também é bem melhor de enxergar e a leitura não se torna cansativa. Fiquei imaginando se a Darkside Books o tivesse lançado, seria incrivelmente (mais) maravilhoso. Não que a editora V&R tenha feito um trabalho ruim. As fotos são nítidas e há uma incontável coleção de detalhes (amei o fundo de transição de capítulos!), mas no quesito livros de suspense e terror, a Darkside books anda sambando nas demais editoras.
Asylum tem continuação e eu quero muito ler os outros. Várias pontinhas ficaram soltas, o que é obvio para o início de uma série. Todos os personagens foram bem construídos e cada um tem seu dilema para resolver e isso nos deixa mortos de curiosidade. Embora Dan seja o mais complexo, Jordan se mostra sempre enigmático, enquanto Abby é corajosa e impulsiva. Os três juntos foram um time esquisito, mas perfeito.
Enfim, pessoas... Espero que tenham gostado da resenha e o próximo da lista será o Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares nome grande do cac**, e estou com muuuuuuuuuita vontade de ler O Menino que desenhava Monstros. Vou torcer pra rolar a compra dele. 
Kissu da Shima-chan!

2 comentários:

  1. Oii, desculpa não comentar sobre o post ;-; mas queria avisar que te indiquei numa tag lá no meu blog! Bjos ♥
    Tag - Menina Otaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sem problemas, eu estou indo ver. Obrigada pela indicação ♥

      Excluir