01/04/2016

Guia do cabelo colorido: Perguntas que todos fazem

||
Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Estou cheia de vontade de sair visitando todo mundo inclusive os parceiros, mas não ando tendo tempo pra nada! Desculpem! TwT Enfim... 
Ao longo desses anos (uns quatro, eu acho -q), acumulei uma vasta experiência em cabelo colorido. Cores, descoloração, cuidados e blablabla. Hoje eu fiz um guia básico para iniciantes com aquelas perguntas que todos os coloridos estão cansados de ouvir e os novatos sempre perguntam :v

  • Precisa descolorir?
Sim, sim, sim, SIM. Mil vezes sim. O tonalizante só vai pegar no seu cabelo se ele estiver descolorido. Isso porque as tinta fantasia (são chamadas assim tintas de cores incomuns como azul, verde, rosa, etc., os famosos tonalizantes), não são misturadas com água oxigenada, o que quer dizer que ela não vai clarear o seu fio enquanto colore. O que ela faz é criar uma espécie de camada sobre ele. Então PRECISA estar descolorido. Se o seu cabelo já for loiro natural ou com química, faça um teste de mecha.

  • Que cor combina com meu tom de pele?
Pelo amor dos seus filhinhos, quando eu vejo perguntas como essa me dá vontade de socar a pessoa. Não interessa a cor do seu tom de pele. Se você gosta de uma cor e quer colocá-la no seu cabelo, coloca. Ponto. Não importa se você é negra, branca, asiática, simpson. Não importa se seu cabelo é cacheado, liso, ondulado, tico-tico-no-fubá. SÓ COLOCA ESSA COR AÍ, SENHORA. OBRIGADO.

  • Meu cabelo é alisado, posso pintar?
Pelo que eu sei, a química dos tonalizantes é em grande maioria compatível com selagens e alisamentos, mas adivinha? A descoloração pode não ser. Então para não correr o risco de ter um corte químico e terminar com suas adoradas mechas aos pedaços no chão, converse com um bom profissional e SEMPRE faça o teste de mecha.
  • Tinta fantasia estraga o cabelo?
Não. O que estraga é a descoloração. Mas o dano dela pode ser bem minimizado se você fizer com produtos de qualidade. Não vá achando que descolorir com um pó e água oxigenada Márcia vai deixar seu cabelo igual ao de uma modelo de shampoo porque não vai, por mais saudável que ele esteja. Cabelo colorido exige cuidados, porque o descolorante é uma química que exige muito dos seus fios e você precisará cuidar bem deles para que fiquem bonitos e saudáveis.
  • Vi que posso pintar com anilina de madeira. Faz mal pra saúde?
Particularmente, não acredito que faça. Já pintei muitas vezes com anilina, nunca tive reação alérgica ou qualquer outro problema. Existem até alguns boatos de que anilina seria cancerígena, mas pra comprovar que uma substância é cancerígena levam anos de estudos minuciosos acerca disso. Por isso acredito que seja um boato. Se você tiver receio, então não faça. 
  • Violeta Genciana e Azul de Metileno: o que é?
São medicamentos usados para machucados, e por serem altamente pigmentados, os coloridos usam como alternativa para pintar, igual a anilina de madeira. Não fazem mal para a saúde, por serem medicamentos para usar na pele. Costumam demorar mais para desbotar e grudam horrores no cabelo, portanto, tenha isso em mente se você é alguém que gosta de trocar de cor com frequência.
  • A tinta não está "segurando" no meu cabelo. Como eu faço?
Avalie seu fio. O estado dele influencia na durabilidade da tinta. Se o seu cabelo está muito ressecado, poroso, a tinta não vai durar nada. Alguns tonalizantes costumam desbotar mais do que outros, também. Procure realizar o cronograma capilar, o melhor amigo de todos os coloridos, e vá testando os tonalizantes até encontrar um que dure mais. Outra coisa: tons frios como azul tendem a desbotar mais depressa que tons quentes, como vermelho. O rosa por exemplo, é uma cor que tem fama de "grudar" loucamente no cabelo.
  • Quero trocar de cor, preciso descolorir de novo?
Não. Desbote seu cabelo o máximo que conseguir, até que ele esteja loiro ou mais próximo possível, pra pintar. Alguns cores podem ser colocadas por cima de outra sem problema, ou mesmo, misturar e gerar uma nova cor! Exemplo: Se seu cabelo está azul e você colocar um rosa, a mistura resultará na cor roxa! Mágico, não? Mas cuidado! Se você colocar a cor laranja, que é contrária ao azul, você irá neutralizar o azulado, e o cabelo puxará para um marrom. Na dúvida sempre consulte a estrela de Oswald. Ela é super útil! Essa aqui eu peguei emprestado do blog Chibi Room.

  • Cacheadas podem ter?
Mesma regra da cor de pele. Pode e deve. Cuide bem do seu cabelo, procure produtos que não irão agredir os seus cachos e se jogue.
  • Pintei e me arrependi. E agora?
Bom, depende. Você se arrependeu da cor ou do colorido em si? Se foi do colorido, saiba que não é tão simples sair dele. Jogar aquela tinta de farmácia na cabeça pode até tampar, mas lembre-se que ela irá desbotar. Até porque, seu cabelo estará descolorido e isso dificulta a penetração da tinta permanente. O melhor a fazer é conversar com um profissional, Agora, se você se arrependeu da cor, dá uma olhadinha na estrela de Oswald e veja se dá pra consertar. 
  • Pintei de uma cor e ficou de outra. Por quê?
Mais uma vez depende do seu fio. E principalmente, da base, ou seja, do tom em que ele chegou com a descoloração. Se ele ficou muito amarelado, quando você colocar um azul, ficará verde. Faça sempre o teste de mecha.
  • Meu cabelo ficou ressecado/elástico. O que fazer?
Cronograma capilar. Cronograma hoje, cronograma amanhã, cronograma pra sempre.

  • Meus pais não me deixam ter cabelo colorido, como convencê-los?
Primeiro de tudo é ouvir o que eles tem a dizer. Existem N motivos para pais que não aceitam um filho colorido: religião, conservadorismo, medo de que o filho vá ser julgado como alguém "ruim"... Qualquer que seja o motivo, é importante explicar a seus pais que a cor do seu cabelo não mudará aquilo que você é de verdade. Nunca mudei minha personalidade por causa do cabelo ou das minhas roupas. Cabe a você mostrar que ainda continuará o mesmo filho de sempre. Agir com rebeldia pode piorar a situação. Seja paciente, explique como você se sente, peça uma oportunidade.
  • Se eu pintar o cabelo de colorido, vou conseguir emprego?
Depende da área. Hoje as pessoas estão muito mais abertas a cabelos coloridos porque há uma grande quantidade de pessoas com cabelo colorido! Eu conheço uma menina que trabalha numa loja bem conceituada de roupas caras, e o cabelo dela é rosa. O melhor de tudo foi que na entrevista, disseram que o cabelo dela seria bom para o marketing da loja. E de fato é! Mas infelizmente, ainda existe muito preconceito. 
  • Chama muita atenção? E o preconceito?
Sim, chama. Nunca fui vítima de preconceito, apenas de curiosidade. Claro que sempre tem as pessoas que olham esquisito, mas acho que você precisa se sentir bem consigo mesmo. Precisa deixar um pouco a opinião das pessoas de lado e se importar com a sua. Além disso, tem muita gente que elogia. Crianças principalmente, ficam loucas! haushausahusahuahua

É isso, gente. Coloquei aqui algumas das perguntas que mais ouço e dúvidas que eu percebo em muitas pessoas. Em cada pergunta coloquei uma foto de inspiração ♥ Se quiserem perguntar mais alguma coisa é só falar nos comentários.
Kissu da Shima-chan 

6 comentários:

  1. MEU AMOOO <3 Estava com sdds já! <3 Eu não sabia que era colorida há 4 anos já, e olha, quero ver fotos! Hoje mesmo eu estava editando um vídeo qeu fiz sobre a minha retrospectiva capilar, e deu um trabalhão! Também tenho alguns tutoriais do tipo. Super incentivo você à continuar (só que quero ver fotos suas, dessa vez u.u) falando mais sobre esse assunto lindo, que vou adorar acompanhar! Beijão! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii minha linda ♥ Sim, to há anos nesse mundo unicórnico huehuehue Eu sou meio tímida com fotos, mas eu quero realmente ter mais paciência pra fazer isso. Troco de cor de cabelo com frequência e sei que muitas pessoas tem dúvidas a respeito disso. ^^

      Excluir
  2. "Não interessa a cor do seu tom de pele." tão eu hahaha gente eu amooo cabelo colorido sempre amei, no começo meus pais não gostavam mas deixavam eu fazer minhas loucuras haha Já tive tanta cor, já inventei tanta cor sem querer UHASUHA hoje estou no meu roxo azulado e assim pretendo ficar porque preciso fazer uma recuperação pois dei de louca e tirei o verde na marra kkkk mas já consegui deixar ele muito melhor que antes AMÉM kk adorei o post e estou seguindo o blog (seguidora 35) ♥
    http://www.donab.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oee, seja bem-vinda Babi-chan!
      Eu nunca liguei pra essa coisa de tom de pele. Acho isso chato pra caral**. Tem tantas cores no mundo, porque você fica limitado a apenas cores que os outros querem? Que os outros dizem? Bora pro mundão de cor e pronto u_u
      Ow, nem me fale. Eu fodi tanto meu cabelo uma vez (por acidente), que pensei que ele nunca mais voltaria a ser o mesmo. Mas com cronograma capilar e paciência ele ficou maravilhoso depois <3
      Espero que goste dos posts que virão!

      Excluir
  3. Que bacana essas dicas :3
    quando eu pintei o meu eu acabei com ele, e olha que paguei um bom salão.. mas acho que eles não era muito bons nesse quesito x-x
    acho que um dos maiores segredos é cuidar, cuidar e cuidar para que ele não detone depois na pintura :3

    http://diariodelolivlet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muito salão que faz merda. E infelizmente não existem muitos profissionais especializados em cabelos coloridos </3
      E siiiim! Tem que cuidar bastante!
      Obrigada pelo comentário e pela visitinha ♥

      Excluir