15/02/2016

Vamos falar de bonecas? Parte 2 - Blythe

||
Cred na foto
Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Seguindo a sequência de posts sobre dolls, hoje vamos falar sobre a BLYTHE!

Tenho que confessar pra vocês que mesmo essa doll sendo bastante popular no Brasil eu não tinha conhecimento sobre ela. Eu já conhecia as Pullip e BJDs de longa data, mas foi por acaso e recentemente que eu encontrei essas cabeçudinhas lindas chamadas Blythe. Me encantei com a boneca e com a capacidade de customização que ela tem.
Mas vamos falar delas que eu sei que vocês estão curiosos!
De novo: senta que lá vem história...
As Blythes foram criadas por uma empresa americana chamada Toy Company Kenner, em 1972. Mas a boneca não fez o sucesso esperado. Aliás: ela não fez sucesso nenhum. Sua cabeça e olhos grandes acabaram assustando as crianças e o lançamento foi um desastre! Elas desapareceram do mercado em menos de um ano. 
Eis que em 1997, uma produtora de vídeo chamada Gina Garan, conheceu a Blythe através de uma amiga, que lhe mostrou a doll no Ebay e disse que se parecia com ela. Gina, sem nenhuma intenção ou conhecimento maior em fotografia, começou a fotografar sua boneca em suas viagens. Em 2000 seria  lançado o livro This is Blythe, com as ditas fotos. Gina apresentou a Blythe para seu agente no Japão, e desde então foi apenas sucesso para essa pequenininha! 
Em 2001 foi produzida a primeira das Neo Blythes pela CWC juntamente com a empresa Takara, e como complemento, as fotos de Gina. A doll simplesmente bombou!
Cred: http://weloveblythe.com.br/

Características

A característica mais marcante da Blythe é a cordinha que ela possui atrás da sua cabeça (Pull Ring), que ao ser puxada, troca a posição e a cor dos olhos da boneca. Isso mesmo! As Blythes vem equipadas com quatro cores diferentes de olhos. Quando se puxa o Pull Ring, ela fechará as pálpebras e ao soltar, ela abrirá exibindo outra cor. Legal, não?
Existem três tipos de Blythes, sendo a mais comum, a Neo Blythe, que possui 28cm. A Middie Blythe tem cerca de 20cm. Ela só possui uma cor de olhos e as pálpebras não são móveis. Já a Petite Blythe tem apenas 11,2cm e suas pálpebras podem fechar, e elas também mudam a posição dos olhos. 
Em relação ao corpo, a Blythe é feita em um material plástico semelhante a um corpo de Barbie. As articulações também são um tanto limitadas, tanto que os donos das bonecas preferem adquirir outro corpo, como um Licca ou Pure Neemo. Os dois corpos são mais maleáveis e dão mais possibilidades de poses na hora das fotos e até mesmo para vestir a boneca.
Qualquer Blythe é customizável. Altamente customizável, por sinal. É possível trocar tudo: olhos, maquiagem, cabelo... É possível também redesenhar as características do rosto, como o nariz e a boca. Claro que isso requer muita habilidade, materiais de qualidade e desenvolvidos para isso.

Cred: www.mondieu.com.br 

Preço

Se você achou as Pullip caras, então a Blythe não é a sua boneca ideal. Os preços variam entre Usd 70,00 e Usd 120,00, ou bem mais que isso! Tudo depende da raridade da boneca, e tenha em mente que é quase certo que será taxada pela alfândega brasileira ( mais dinheiro pra desembolsar). Você também pode adquirir uma em algum grupo de vendas pelo facebook, como o Adoção Doll Brasil ou Adoção Bonequeiros. Tenha em mente que nem todas as pessoas são honestas, então cuidado! E nem sempre sua boneca vai estar barata simplesmente por ser "usada". Uma doll rara, ou bem customizada, com certeza terá um preço elevado. Já vi bonecas de R$ 400,00 a R$ 1200,00 nos grupos.

Blythe fake (?)

Sim, pessoas. Assim como tudo que é comercializado e dá dinheiro nesse mundo, as Blythes também são alvo de falsificações, umas na cara dura mesmo, e outras que não assumem -q
Blythe TBL: Taobao Blythe ( na tradução ). São bonecas feitas com material inferior. São bastante parecidas (precisa ser uma pessoa mais experiente para reparar as diferenças) e algumas possuem o outfit idêntico as originais. 
Blythe Factory: Blythes fabricadas com peças originais da Takara roubadas (oi?) da fábrica. Geralmente vem com pequenos defeitos. Eu  me lembro de ter visto um artigo com uma boneca que possuía um selo da Takara nas costas, mas era falsa. Apesar da qualidade ser a mesma, a cor pode variar em algumas partes da boneca.

Cópias

Sabe quando a Barbie foi lançada e aí começaram a sair zilhões de bonecas parecidas com nomes diferentes? Então. Nesse caso são pessoas que aproveitam o sucesso para fabricar produtos mais baratos e ganhar uma graninha com isso.
É o caso das Icy Dolls e a Jecci Five, por exemplo. Ela não chega a ser uma cópia perfeita e fiel da Blythe, mas o conceito é o mesmo. Existem várias outras bonecas por aí, e é por isso que o cuidado é necessário se você pensa em adquirir uma original. Na dúvida, não compre. Evite sites como Ebay e Aliexpress, tem muito gato por lebre lá.
Cred: flickr
Cred: Pinterest
Lembrando que TODOS esses modelos, tanto os fake quanto as cópias, são customizáveis!
Cred: www.blog.bigchilli.com.br
 É isso, gente. Espero que tenham gostado. Se quiserem saber mais, basta entrar nesse site. Lá tem tudinho! Inclusive, peguei algumas coisas dele para me auxiliar no post! No próximo e último post da série vamos falar de Tangkou!
Qualquer dúvida ou pergunta podem deixar aí nos comentários <( ̄︶ ̄)/

Kissu ♥♥♥


4 comentários:

  1. Yoooooo Shima-san~ Belezinha??

    Eu já tinha falado que gosto bastante dessas Dolls né? Sim, mas dessa vez as Blythe estão de dando medo @_@ huhaush
    Sério... Elas possuem um design um tanto belo, delicado e uma aparência fofa, mas gesuissa... Esses olhos..... O_O rsrs Vamos dizer que tenho um certo tipo de "trauma" com olhos de bonecas grandes porque quando eu era menor, eu tinha uma boneca chamada Baby Alive que ela falado, piscava, comia e fazia caquinha e tals. E uma vez eu havia feito a boneca dormir e depois coloquei em cima da minha cama lá bem de boas. quando eu voltei, o olho da boneca estava aberto (e tipo... a boneca tem baita olhão). eu peguei ela e fui ver os comandos lá do botão nas costas dela. E estava em "off". Mano, subiu um sangue gelado da minhas coxas até meu peito que credo... Dei a boneca pra minha priminha *risos
    Mas elas são um tanto fofas. Agora pare ter uma delas tipo, na minha estante... me olhando... enquanto estou no pc... à madrugada '-'... Não, obrigada rsrsrs

    Chu~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUEHUEHUEHUEHUEHUE BABY ALIVE IS ALIVE #FAIL
      Está explicado seu medinho de bonecas Naru-chan. Faz todo sentido agora -q

      Excluir
  2. Oi oi Shima õ/
    Como vai?
    EU AMO BONECAS! Principalmente a Barbie vi umas em edição de Colecionador, chega a emocionar -q mas são caras demais!! Um boneca simples chega mais ou menos á 300 reais!! É de chorar ou não é? -q
    Eu achei essa Blythe muito fofa ^^
    Embora tenha um pouco de medo dela! Fala sério olha o tamanho desses olhos! São fofas? Sim. Mas só de dia.
    Se eu acordasse com uma dessas na minha estante... meu Deus me segura :v
    Acho que tenho menos medo da Pullip! Talvez seja porque elas parecem mais reais, em questão de proporção.
    Just Dream ☆
    c o l o r f u l ☆ d r e a m

    (A propósito, aceito a afiliação! Mas como no layout atual não tem elite de afiliados que colocarei no próximo template ok? Me desculpe >///<)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaory-chan! Eu vou bem, e vc? \( ̄︶ ̄)>
      Sim, fato. Já vi Barbies mais raras que custam bem caro mesmo. Acho as Blythes muito fofas também, mas eu trocaria os olhos por algum mais real. Esse artificial laranja dá um certo cagaço ç.ç
      Obrigada por aceitar a afiliação, seja bem-vinda ♥

      Excluir