15/02/2016

Resenha: Another

||

Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Nessas férias pude finalmente assistir esse anime que já estava na minha playlist há tempos ( por achar a Misaki Mei uma graça). Atenção: esse post contém spoilers! Se não gosta, leia outra postagem, jogue um joguinho bacana ou acaricie seu gato 

Posso dizer primeiramente que esse anime me prendeu MUITO! Assisti os doze episódios em um só dia. Estava muito curiosa para ver o desfecho. Another te prende numa atmosfera de suspense bem fechada, e confesso que mesmo sendo boa em resolver mistérios Scooby-Doo?, até o fim do anime não consegui premeditar nada #chateads.
Ok, mas senta que lá vem história.
Sinopse:  Há 26 anos, um incidente mudaria um colégio. A morte de uma estudante exemplar, comunicativa, bonita e simpática, muda o ciclo do colégio. Desde então a Sala 3 do 9° ano do ensino fundamental do Colégio Yomiyama da Zona Norte não é mais a mesma. Na primavera de 1998, um estudante de 15 anos, Sakakibara Kouichi, se muda de Tóquio para Yomiyama, a cidade natal de sua mãe, pelo fato de seu pai estar a trabalho na Índia. Pouco antes do início das aulas ele é internado com pneumotórax. É no hospital, após a visita de alguns dos seus futuros colegas de classe, que ele começa a sentir a atmosfera diferente que envolve a cidade e em especial o seu novo colégio. No hospital ele também conhece uma garota com um tapa olho. Kouichi percebe que somente a sua sala é diferente, e que algo estranho acontece ao seu redor, mesmo sem saber o por que. Aos poucos ele vai descobrindo o que houve na sala 3 do 9° ano, o incidente de 26 anos atrás, período que sua mãe estudava no colégio, na mesma sala. E aos poucos vai se deparando com terríveis acontecimentos. Créd da sinopse. 
Você nunca mais verá os guarda-chuvas da mesma forma depois de Another :)
A sinopse já diz bastante sobre o anime. Kouichi reconhece Misaki Mei ( a garota do hospital, que usa um tapa-olho) em sua classe, mas todos mantém distância dela, e recomendam a Kouichi que faça o mesmo porque "coisas ruins poderiam acontecer". Kouichi se sente extremamente incomodado com o mistério que envolve a classe, e é quando as mortes começam a ocorrer. O segredo é revelado: uma terrível maldição que ronda a turma da Sala 03. Dizem que uma aluna chamada Misaki, amada e querida por todos, inteligente, bonita e doce, morrera no início do nono ano num acidente que deixou todos em choque. Um dia, um colega de classe apontou a mesa de Misaki e disse que ela não estava morta, ela estava ali. O fato tomou uma proporção tão grande que Misaki foi inclusa nos alunos que se formaram, e diziam que seu rosto estava na foto de formatura. O fato de tratar uma morta como viva, teria criado uma maldição que mataria diversas pessoas. Para deter a "Calamidade", os alunos escolhem o estudante extra e o ignoram, para que nada de ruim ocorra. Ao começar a falar com Misaki, segundo os outros, Kouichi quebrara o selo para a Calamidade e por isso as mortes estavam ocorrendo.
O anime segue seu suspense fechado até o desfecho final, onde descobrimos quem é realmente a pessoa "morta" entre os alunos, e a forma como isso ocorre é digna de uma anime de terror. Devo dizer que me surpreendi por completo e que era alguém que nunca cogitei nas minhas possibilidades.
O enredo é bom. Como eu disse, ele te prende até o fim, te move pela curiosidade. Mas me incomodou o fato dos estudantes serem "frios" demais. Gente, nenhuma pessoa em sã consciência perderia uma colega de classe, que era popular e querida, em um dia e no outro agiriam como se nada tivesse acontecido. Também há diversas outras cenas onde os estudantes se deparam com mais e mais mortes e não demonstram nenhum tipo de sentimento, mesmo sendo amigos. Os personagens são apáticos e frios demais, o que acaba os tornando sem graça. Mas há algumas cenas bem bacanas, como quando Kouichi segue Mei até o estúdio de bonecas, local onde sua mãe é proprietária. As bonecas são lindas e tem um ar sombrio. Essas mesmas bonecas passam em flashs em alguns momentos do anime, no meio das cenas. Eu cheguei a pensar que o anime estava com bug! Tipo: Por que diabos apareceu uma boneca aqui do nada? Com o decorrer dos episódios elas param de aparecer, e aparentemente não havia razão para tal.
É preciso prestar atenção nos detalhes para entender todo o contexto da maldição, porque ela pode soar confusa. Eu mesma fiquei com interrogações em algumas partes. Fiquei com a impressão que o diretor tinha pouco tempo para tanta história, e as coisas meio que começam a ser jogadas todas de uma vez na sua cara.
Enfim, Another é um anime com uma história legal, mas poderia ter sido melhor trabalhado. Talvez se tivesse sido mais longo, tivesse melhorado a qualidade. Os desenhos são bonitos, mas os personagens não tem muitas expressões ou sentimentos. Indico para tardes de tédio e fãs de anime de terror e suspense!
Kissu da Shima-chan 



4 comentários:

  1. Yoooo shima-san~ Genki?
    Desculpa a demora para passar aqui ;-;


    Minha nossa! Você viu Another! <3 Eu amo Another e digo que eu não peguei trauma de guarda-chuvas após vê-lo kkkkkkkk E como é que a ponta do guarda-chuva vai ser tão afiada?! O.o Mas oks..

    Assim como você, eu até que sou muito boma em resolver qualquer treta misteriosa aí desse Universo lindo :') MAS esse anime também foi um tanto vergonhoso para mim kkkkk Eu jurava que quem estava morto, primeiramente eu acusei ser a Mei mesmo (por causa dela sumir meio que uma ninja da vista do nosso protagonista lá), e por ela ser um tanto... '-' séria? sombria? Sei lá.
    Aí depois que ela disse que realmente tava viva eu fiquei tipo: (° H °)°°° "Bora ver quem pode estar morto aí mesmo". Aí eu comecei a acusar aquela menina lá (a que queria matar a Mei a base de tudo, que até foi pra cima dela com uma faca - era faca? Não lembro... faz tempo que vi o anime. ). E fiquei acusando ela até o fim. Até a menina bater as botas. GAME OVER². Mas quando percebi que era a tia do protagonista eu fiquei muito, mas muito surpreendida. Esse anime realmente merece palmas e Tocantins inteirinhos só para ele ;w;

    Ótima recomendação!
    Chu~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Another um simples guarda-chuva é uma arma letal ︽⊙_⊙︽
      Eu também jurava que era a Mei, quer dizer, tudo apontava pra ela. E pombas, ela tinha cara de morta.Realmente, ela aparecia e desaparecia do nada. E PQP aquelas bonecas do capiroto do nada dando susto, parecia propaganda da Jequiti. Eu gostava delas, achava lindas e tal. O problema era o susto do nada! A representado foi #aloka, queria porque queria matar a Mei. Aí todo mundo começa a se matar entre si e tu fica WTF
      Eu gostei da história em si, só não gostei dessa apatia dos personagens, é meio tenso.
      Obrigada pela visitinha Naru-chaaan! É sempre bom te ver por aqui ♥

      Excluir
  2. Tava com tanta saudade do teu blog! <3
    Finalmente consegui sair do hiato e voltei!
    E olha, eu tenho tanta coisa atrasada pra assistir...
    Adorei a indicação, um anime que tô afim de assistir é Ghost in the shell.
    Já viu? Vale a pena?
    Beijos
    4sphyxi4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, quanto tempo!
      Que ótimo te ver de volta!
      Eu não assisti esse. Durante o tempo da faculdade eu só consigo estudar, só consigo assistir alguma coisa quando estou nas férias -q
      Mas vou dar uma procurada!
      Obrigada pela visita, volte sempre, estava com saudades ♥

      Excluir