17/08/2015

Gótico suave... Existe?

||
Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Voltei pra minha rotina trabalho/faculdade, então os posts vão demorar um pouco mais ^^'' Vocês devem ter notado que o layout voltou pro antigo. O blogspot mudou alguma coisa na plataforma e meu layout foi afetado, desconfigurando inteiro. Preciso de tempo pra arrumar e paciência, então decidi voltar pro antigo que foi o único que não bugou.
  Eu quis fazer esse post porque estou vendo muito esse assunto pela web e sinceramente, estou achando ridículo. O termo "gótica(o) suave" brotou na internet, envolvendo a subcultura gótica e até mesmo o pastel goth. Mas pra entender esse novo "estilo", vamos começar lááááá da raiz gótica.
Bom, ao contrário do que gente desinformada pensa, ser gótico não está ligado a apenas usar roupas pretas e maquiagem elaborada. O Gótico é uma subcultura, tem todo um processo, características próprias. Ele envolve um grande emaranhado de culturas como arte, poesia, música e moda, toda uma expressão artística. Não vou entrar nos detalhes aqui pro post não ficar enorme já que o foco é apenas minha opinião. Tem muito material na internet se vocês se interessarem ^^ Mas o que realmente tem que ficar claro é que não é apenas um estilo de se vestir e sim todo uma forma de pensamento e arte. É algo muito maior do que colocar um vestido e batom pretos, uma bota demônia e sair trevando por aí.
 O termo Gótica(o) suave está ligado muitas vezes ao Pastel goth. O Pastel goth ao meu ver, não é um derivado do gótico. Porque ele não tem todo o aparato artístico por trás, é apenas uma forma de se vestir. É um estilo? É. Mas não é subgênero do gótico. Não se sabe ao certo como e quando surgiu, mas existem fontes que dizem que as roupas ficaram populares com meninas em tumblrs e lookbooks, ou mesmo, uma junção de elementos góticos com itens kawaii (itens fofos, de moda japonesa). Ao meu ver as garotas Pg queriam usar coisas góticas mas queriam ser fofas também, e o que fizeram foi juntar isso. Posteriormente dentro dele surgiu o Creppy Cute, que adicionou elementos como ossinhos, zumbis e caveiras. Coisas "assustadoras". As cores também vagavam pelos tons mais fortes e não apenas os pastéis.
  Definindo por fim a moda Gótico Suave: É apenas um merchandising.  É uma razão para usar preto livremente e fugir do colorido nosso de cada dia. Ditadura de uma moda de internet ou  mesmo fora dela, onde o rótulo é uma coisa essencial e indispensável. A sociedade tende a afastar aquilo que desconhece e que lhe choca. A subcultura gótica lhe choca, porque nem todo mundo acha normal se sentir bem em cemitérios e usar preto todos os dias, faça sol ou chuva, e nem todo mundo vê a tristeza como algo belo e aproveitável. O Gótico Suave vem de pessoas que querem usar elementos góticos sem de fato aderir a subcultura, e inseriam isso num bolo aceitável.
 "Quero ser gótico, mas quero passar despercebido na rua. Não quero gastar tempo pesquisando, não gosto da música que eles ouvem, não gosto de ler e não me interesso por nenhum tipo de arte."
  PUFF! Você digivoluiu para Gótico Suave!
 Veja bem: USAR PRETO NÃO TE FAZ GÓTICO, Ó SER MODISTA.
 Se você quer usar preto, use preto porra! Ninguém precisa dar nome pra moda que não sabe qual é.  Se te perguntarem qual o seu estilo diga que apenas gosta de usar preto. Ou diga que é alternativo, que tem seu estilo próprio, ou simplesmente que não tem estilo nenhum. Que mal tem isso? Sem contar que o que eu mais vejo são pessoas usando termos depreciativos para se referirem ao verdadeiro gótico, como se a subcultura gótica fosse uma coisa ridícula que merece ser debochada. Poxa! Vocês estão usando um termo de modinha de internet e estão criticando algo que nem mesmo conhecem?? Qual é o sentido?? 
 Alguns góticos estão realmente ofendidos por coisas que estão sendo postadas.
Esse comentário aqui foi da página do face Gótica Desanimada, onde uma garota gótica fala (com humor) sobre o que passa no dia-dia como gótica.

"...por causa delas e deles, a nossa imagem está sendo suja, a revista Capricho esta dizendo que somos Assassinos e o povo da risada , e a cada dia que passa tem mais ''gente'' assim que se identifica com essas idiotices, ao invés de estudar o que realmente é a Subcultura Gótica, preferem ler essas mentiras imundas"

Pensem bem antes de saírem falando *alimento* gótico, *objeto* gótico... Brincar é legal mas quando ofende (julgando o pessoal do estilo e tachando de assassinos como ela comentou), não é engraçado e não é justo. Pesquisem, vão se informar.
 E pra fechar o assunto, não estou aqui pra dizer o que você deve ou não usar. Usa o que você quiser, da forma que quiser, mas não precisa necessariamente se achar superior a outro estilo por isso. Outro estilo que por sinal está aí há décadas, quando nem existia internet pra tachar todo mundo de alguma coisa. Fica a dica.
 É isso, obrigada por lerem até aqui e comentem as opiniões de vocês!!
Beijos trevosos! #brinks

2 comentários:

  1. Concordo totalmente, esse negócio de gótico suave é só pra gerar mais vendas de roupas pretas, ou relacionados, apenas coisa de marketing mesmo. Esse pessoal que se diz gótico suave, e dissemina essas ideias deveria se sentir envergonhado por tal coisa. /: Falta estudo e consideração com quem realmente faz parte da subcultura.
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! São pessoas que não tem o mínimo de conhecimento sobre o estilo. Deveria haver um respeito pelo menos, mas não é o que acontece. O gótico virou uma piada e isso é ruim para quem é verdadeiramente da cena.

      Excluir