24/01/2015

Kimono

||


Olá kawaiizudinhos! Tudo bem?
Desculpem a ausência do blog, eu não estou conseguindo conciliar todas as coisas que tenho pra fazer num dia D:
A postagem de hoje vai falar sobre Kimonos. Vamos conhecer mais sobre os costumes que envolvem essa peça!

Ki - vestir Mono - Coisa ou objeto
 A roupa mais tradicional do Japão ficou famosa no mundo inteiro com suas cores vibrantes e estampas elaboradas, e está na cultura nipônica desde a Época Nara (710-794 d.C). Hoje ele não é mais usado no dia-dia pelos japoneses, apenas para datas tradicionais ou celebrações. Cada data tem um tipo de kimono, tanto para homens quanto para mulheres.
 Muitos turistas gostam de usar essa vestimenta, mas não é qualquer pessoa que consegue vestir de maneira correta sozinha. Até mesmo os jovens japoneses pedem ajuda para suas mães antes de colocar, pois o processo é trabalhoso e exige cuidados.

Kurotomesode - “mangas curtas preto”, kimono preto com profusa decoração das coxas para baixo e com 5kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado com um obi de brocado dourado, é o kimono mais formal das mulheres casadas, geralmente usado pelas mães do noivo e da noiva num casamento.

Irotomesode - “mangas curtas colorido”, kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com profusa decoração das coxas para baixo e com 5 kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado com um obi de brocado dourado, é um kimono menos formal que okurotomesode, e é usado por mulheres casadas que são parentes próximas dos noivo e da noiva num casamento.

Furisode - “mangas que balançam”, kosode feminino cujas mangas possuem 70 cm a 90 cm de comprimento. É o kimono formal das moças solteiras, ricamente estampado, fechado com obi em brocado multicolorido e brilhante amarrado em grandes laços nas costas. É geralmente usado no Seijin Shiki (Cerimônia da Maturidade, no mês de janeiro no ano em que a moça completa 20 anos) e pelas moças solteiras aparentadas da noiva nas cerimônias e recepções de casamento.

Houmongi - “traje de visita”, kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com profusa decoração em um dos ombros e uma das mangas, e das coxas para baixo, sem kamons (escudos de família). Considerado um pouco menos formal que o irotomesode, em cerimônias de casamento é usado por mulheres casadas ou solteiras, que geralmente são amigas da noiva. O houmongi também pode ser usado em festas formais ou recepções.

Tsukesage - Comparado ao houmongi, o tsukesage tem uma decoração um pouco mais discreta e é considerado menos formal que o houmongi. Dos kimonos que podem ser usados diariamente por casadas e solteiras, é o mais requintado.

Iromuji - kimono de uma só cor, que pode ter textura mas sem decoração em outra cor, usado principalmente em Cerimônias do Chá. Pode ter um pequeno bordado decorativo ou um kamon (escudo de família) nas costas. É um kosode semi-formal, considerado elegante para uso diário.

Komon - “estampa pequena”, kimono feito com seda estampada com desenhos pequenos repetidos por toda a peça. Considerado casual, pode ser usado para sair pela cidade ou para jantar em um restaurante. Pode ser usado por casadas e solteiras.

Tomesode - “mangas encurtadas”, kosode feminino de seda, forrado em seda de cor diferente, cujas mangas possuem 50 cm a 70 cm de comprimento. A expressão deriva do costume de que quando as mulheres se casavam elas passavam a usar kimonos com as mangas curtas – ou cortavam as mangas dos kimonos – como símbolo de fidelidade ao marido. A maior parte dos kosode usados por mulheres são desse tipo.

Yukata - kimono informal de algodão estampado, sem forro. Mulheres usam os de grandes estampas, geralmente de flores, com obi largo, e os homens usam os de pequenas estampas, com obi estreito.
O yukata é mais usado em matsuris (festivais), mas também pode ser usado diariamente em casa.
Ryokans (hotéis ou pousadas tradicionais) e onsens (resorts com termas) costumam disponibilizar yukatas para todos os hóspedes.


Ainda existem os kimonos usados por crianças pequenas, para a celebração do Shichi - go - san ( 7 - 5 - 3). Nessa data, meninas de 7 e 3 anos, e meninos de 5, vão aos templos com seus pais para pedirem boa saúde e boa sorte em seu crescimento.


Esperam que tenham gostado do post! Deixem comentários com pedidos e opiniões, Shima-chan adora! Kissus 

Créditos a www.culturajaponesa.com.br e www.japaoemfoco.com

2 comentários:

  1. Yoo Shima-san!! Tudo bom???
    ;u; Você voltou!!! \o/ ushush Mas também admito que eu fiquei sumida por um tempinho no meu blog ;---;

    Enfim, eu amo kimonos, acho todos tão bonitos... Pena que eu não tenho. Mas minha mãe tem o Komon, sabe? E se não me engano, tem Flores de Ume bem pequenas nele. É tão delicadinho. Às vezes eu pego emprestado da mamãe *u* ushushsuh E claro, ela fica louca comigo.
    Enfim, adorei o post! E claro, Kimonos são divosos d+ ~u.u
    Kissus~

    ------------------------
    P.S.: Deixei uma TAG para você ^^ Se não puder fazer tudo bem. ( LINK: http://curiosidadesorientaisjapao.blogspot.com.br/2015/01/game-sereia-do-pantano-tag-8-coisas.html#more )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hai *.* *abraça*
      Nee o meu tempo está corrido para postar sozinha aqui i.i
      Eu também amo, mas eu sou pequena e creio de que pareceria uma Kokeshi usando um HUEHUEHUEHUEHUE
      Nya que bom que gostou >//<
      Awnn obrigada, eu vou olhar baby. Beijinhos de manju ~♥

      Excluir