17/11/2014

DIY Wagasa - Sombrinha Japonesa

Olá kawaiizudinhos, td bem?
Desculpem o sumiço, estava muito atarefada com essa coisa do ENEM e tals. Enfim, voltei trazendo uma dica super legal.




Hoje eu trouxe pra vocês um tutorial de leques orientais. Essa dica é super bacana pra quem vai fazer um cosplay ou simplesmente quer montar um outfit para umas fotos.

Você vai precisar de:
  • Papel de aquarela branco achado em lojas de artesanato, 30 cm por 45 cm caso for pintar
  • Papel sulfite branco de 20 cm por 35 cm, caso for usar marcadores
  • Tesoura
  • Lápis
  • Tintas e pincéis para aquarela
  • Marcadores
  • Grampeador
  • Palitos de sorvete
  • Fita
Modo de fazer

Dobre o papel escolhido ao meio e corte um semicírculo começando da borda da parte dobrada. Ao terminar, ele irá se assemelhar a um arco-íris. Use papel de aquarela se você pretende pintar o seu leque ou quer que ele seja grande. Use papel sulfite branco para um leque pequeno colorido com marcadores.

Esboce o desenho com um lápis sobre o semicírculo de papel dobrado. Manter o papel dobrado torna ele mais estável. Algumas sugestões são usar escritas japonesas, peixes, aves e árvores.

Pinte o seu desenho no papel de aquarela usando as tintas de aquarela e um pincel pequeno. Mergulhe o pincel na água e, em seguida, na tinta, para criar suas cores. Não use muita água ou a pintura irá escorrer. Permita que a tinta seque, o que só deve levar algumas horas. Se você decidiu usar o papel sulfite, complete o seu projeto com os marcadores.

Dobre o papel para frente e para trás, como uma sanfona. Aperte bastante o papel com cada dobra. Junte as dobras do acordeão e o grampeie para formar a parte do leque que irá ser anexado a manivela.


Use a fita para unir o leque a dois palitos de sorvete e fazer uma manivela.

Agora, vejam que legal essa forma de fazer com palitos de picolé!
  • 12 palitos de picolé
  • Furadeira
  • Colchete latonado
  • Papel de seda colorido
  • Tesoura
  • Cola para artesanato
  • Cola glitter
 Modo de fazer



Faça um furo de 1,5 mm a 6 mm de uma das pontas de um palito de 20 cm. Repita o processo em todos os 12 palitos.

Empilhe os palitos de picolé, um em cima do outro, alinhando os furos. Passe as pontas finas do colchete pelos furos e dobre-as do outro lado, para prender os palitos em uma pilha.

Abra os palitos para formar um leque, e coloque de lado.

Corte um círculo de papel de seda com 20 cm de diâmetro. Dobre o círculo ao meio e pressione bem com as mãos, marcando a dobra.

Aplique cola de artesanato em um dos lados de todos os palitos; depois, coloque o meio círculo de papel de seda sobre os palitos com cola. Gentilmente pressione o papel nos palitos e deixe a cola secar por 30 minutos.

Decore o papel de seda, fazendo espirais e linhas com uma cola glitter. Deixe a cola glitter secar por 30 minutos. Você pode fechar e abrir o leque movendo os palitos, formando a pilha para fechar e espalhando eles novamente para abrir.


Leque de Parede
Também é possível fazer um leque grande e decorativo para dar aquele up na sua parede. Vamos ver?

O material é:
  • Folhas de papel decorativo de 30 cm por 60 cm
  • Dedal ou raspador de plástico
  • Régua
  • Dois bastões de bambú partido de 60 cm
  • Lixa
  • Cola
  • Pregos de acabamento
  • Martelo
Modo de fazer


Apoie um pedaço de papel sobre uma superfície plana de trabalho, com o lado estampado para baixo. Faça uma dobra de 2,5 cm na lateral de 30 cm do papel. Use o dedal para vincar a dobra ou use um raspador de plástico -- isso deve poupar o seu dedo de ter que fazer todas as dobras, além de criar vincos mais nítidos.

Vire o papel e faça outra dobra de 2,5 centímetros na mesma extremidade. Vire o papel novamente e faça uma terceira dobra da mesma medida. Elas devem ser construídas uma em cima da outra. Continue até que todo o papel seja dobrado e se pareça a uma mola de papel de um centímetro por 30 centímetros. Quando terminar o papel, ele deve se abrir como mola, e, quando todas as dobras forem mantidas juntas em uma extremidade, deve se assemelhar a um leque.

Lixe os bastões de bambu para retirar qualquer irregularidade. Escolha bastões que tenham aproximadamente 2,5 cm de largura ou um pouco menos. A largura não deve ser superior a 2,5 centímetros.

Coloque os dois bastões de bambu com o lado reto para cima sobre a superfície de trabalho. Cruze os bastões entre si em uma extremidade de 10 cm e depois separe as outras extremidades até que estejam aproximadamente 40 cm ou 45 cm distantes no topo. Cole os bastões no ponto de ligação e deixe secar.

Abra o papel dobrado levemente e posicione uma extremidade sobre um lado dos bastões. A parte superior do papel deve ficar alinhada com a parte superior das varas. Cole o papel à parte traseira dos bastões e deixe secar.

Estique o papel dobrado para o outro lado das varas de bambu. Ele deve se desdobrar mais ao topo. Se não for se curvando como um arco ao se aproximar do outro lado do bambu, aperte ligeiramente as dobras na parte inferior. Isso força as dobras superiores a se abrirem mais e dá ao leque uma curva elegante. Uma vez satisfeito com a forma, cole o papel à parte de baixo das varas e deixe secar naturalmente.

Coloque o leque na parede para determinar a melhor posição para pendurá-lo. Ele pode ser colocado em linha reta ou formando um ângulo. Quando satisfeito com a posição de suspensão, faça duas marcas com a ponta dos pregos na parede, mantendo 10 cm de distância entre ambos os lados das varas de bambu.

Coloque os pregos de acabamento na parede com um martelo, deixando 1,2 cm da cabeça do prego para fora da parede. Coloque o leque entre os dois pregos para mantê-lo em posição na parede.


Desculpem não ter conseguido imagens do passo-a-passo, mas aqui estão os leques só pra vocês terem uma ideia de como fica legal!

 



Créditos: Wikhow

Kissu da Shima-chan!

2 comentários:

  1. Olá!! Amei esses leques!! Vc vende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, mas você pode encontrar em lojas que vendem itens de cultura japonesa (no bairro da Liberdade deve ser fácil encontrar).
      Espero ter ajudado, beijinhos (*^ω^)

      Excluir