23/09/2014

Costumes japoneses

||

Olá kawaiizudinhos, tudo bem?
Eu quero agradecer por terem me ajudado a cumprir a meta de 50 Comentários do blog! Eu nem havia percebido que alcancei esse número #lerda. Muito obrigada! Estou conseguindo cumprir a lista aos poucos graças a vocês. Se quiserem ver, é só clicar aqui.

No post de hoje, falarei um pouco sobre alguns costumes japoneses, espero que gostem.
Respeito
Você deve se curvar para alguém ao cumprimentá-lo, isso mostra um sinal de respeito para com a pessoa, assim como usar o sufixo San ou Sama depois de seu nome. Eles servem como Senhor, por exemplo.

Não dê gorjetas
Os japoneses tem esse costume interessante de não aceitar gorjetas. Se você o fizer, poderá até mesmo ofender a pessoa. Eles alegam que o serviço já está com o preço justo e você não tem que pagar nada extra.

Sapatos em casa
Sim, eles realmente tiram os sapatos antes de entrar em casa, e em alguns hotéis e restaurantes também. Lá vai ter um lugar para seus sapatos e provavelmente um chinelo para que você use. É apenas um hábito relacionado a higiene. Lembre-se: também é falta de etiqueta pisar em um tatami ( piso tradicional das residências) de chinelos.

Máscaras
Também é relacionado a higiene. Eles não querem "passar seus germes" para as outras pessoas, principalmente se estiverem doentes, então é muito comum ver pessoas utilizando máscaras cirúrgicas ou descartáveis nas ruas.

Kimono
Hoje em dia não é mais tão comum ver pessoas utilizando kimono nas ruas do Japão, mas o traje ainda é utilizado em celebrações e datas especiais.

Sake
O sake é uma bebida alcoólica, feita da fermentação do arroz. Ele é tomado geralmente quente, em algumas festividades, como no casamento.Tome cuidado!  O alto teor de álcool pode deixá-lo bêbado com facilidade.


Superstições

Os números de azar
Os japoneses são MUITO supersticiosos. Eu quero fazer um post contando várias das curiosidades que eu já li sobre isso. Por exemplo, os números 4 e 9 são considerados números do azar. Isso porque 4, pronuncia-se "Shi", que também significa Morte. Já o número 9 se pronuncia "Ku", que quer dizer Agonia ou Sofrimento. Veja bem, o medo dos números é tanto que não costumam fazer o 4º andar em hospitais e em alguns hotéis. Aliás, nos hospitais, também não existem quartos com os números 4, 40 e 49. 

Aranhas
Se vir uma aranha de manhã, é bom. Agora se você a ver durante a noite, é péssimo, pois isso atrai ladrões!
Cá entre nós, ver saporra qualquer hora é ruim

Reikyuusha
É o carro funerário. Os japoneses tremem só de passar por um! Se avistar o dito, esconda os polegares, ou seja, feche suas mãos e deixe-o sobre os outros dedos. Isso porque o nome dele é Oya Yubi, o famoso "Dedo Pai". Quando você o esconde, você protege seu próprio pai.

Manekineko
A miniatura de um gato com a pata levantada, geralmente fica em portas de comércio para atrair fortuna.

Por hoje é só, vou ficando por aqui, kawaiizudinhos. 
Kissu da Shima-chan - derretendo nesse calor 

4 comentários:

  1. Sabia de quase todos esses, menos das aranhas e do carro funerário. Esconder os dedões era a última coisa que iria pensar em fazer se visse um carro desse orz

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma coisa meio bizarra, não?
      Adorei seu blog, flor ♥

      Excluir
  2. Ahaha adorei da aranha.
    Seguindo aqui.
    Visite e siga se gostar.
    www.blognekokawaii.blogspot.com
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou aracnofóbica, qualquer hora é ruim pra mim huehue :v
      Seguindo de volta, amore ♥

      Excluir