01/08/2014

Hanami: O costume japonês de contemplar as flores + Layout novo do blog

||
Olá kawaiizudinhos, tudo bem? 
Eu terminei o layout novo e como estava muito ansiosa, acabei colocando ele no blog antes de resolver a questão da page rs Já tem algum tempo em que eu queria trabalhar com um layout relacionado a J Music. Se vocês quiserem posso disponibilizar o lay antigo, ele é super simples e ideal para quem não entende muito de html.
E vocês, o que acharam do layout novo? Eu vejo bastante blog de K-pop, mas confesso que J-rock nunca vi! e.e
Mas chega de mimimi e vamos ao post de hoje.  

O Hanami 花見 é um costume japonês, que poderia ser traduzido como "Observar a beleza das flores", geralmente sakura ou umê. A Sakura nada mais é que a flor de cerejeira, que virou praticamente um símbolo do país. Sua floração acontece do fim de março ao início de maio ( menos em Okinawa, lá, começa por volta de fevereiro) e se chama sakurazensen . Nesse período, os praticantes do Hanami se dedicam a observar essas maravilhas, fazendo piqueniques embaixo das árvores ou pequenas celebrações. Como esse é um período de férias escolares ou do trabalho, os parques estão constantemente lotados de pessoas atraídos pela floração.



Viajando um pouco na história

A prática de hanami é centenária. O costume é dito ter começado durante o Período Nara (710-794), quando eram flores de ume que as pessoas admiravam no começo. Mas, no período Heian (794-1185), sakura chegou a atrair mais atenção e hanami era sinônimo de sakura. 

O Imperador Saga do período Heian adotou esta prática e organizou festas de contemplação de flores com sakê e banquetes de baixo das flores das árvores de sakura na Corte Imperial de Kyoto. Poemas seriam escritos louvando as delicadas flores, que eram vistas como uma metáfora da própria vida, brilhantes e bonitas mas efêmeras e transitórias. Fala-se que esta é a origem do hanami no Japão.

O costume foi originalmente limitado à elite da Corte Imperial, mas logo se espalhou pela sociedade samurai e, no período Edo, para o povo em geral. Tokugawa Yoshimune plantou grandes áreas com árvores de cerejeira para encorajar isto. Sob as árvores de sakura, as pessoas comiam e bebiam sake em alegres banquetes.

Vou ficando por aqui kawaiizudinhos, encantada com essas flores lindas!
Kissu da Shima-chan. 


Créd. Especiais : Radio Asia Mix e Maravilhas do Japão.

4 comentários:

  1. Heeey :3
    Gostei demais do layout :3 Ficou muito lindo ^^ Ainda mais com o The Gazette :3

    Gostei muito de saber sobre esse costume japonês :3 Muito interessante !!

    Um beijo ~
    pequenomundoasiatico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou ! *-----*
      Ahh esses costumes fofos, não? :3
      Kissu ~♥

      Excluir
  2. Eu entrei aqui e vi esse layout... Esse layout tá lindo demais, socorro quanta sedução (ノ≧∀≦)ノ The Gazette <3 Esse é o primeiro blog que acho com um layout relacionado à J-music -qq *desmaia*

    Eu tenho este costume de praticar o Hanami, toda vez que as sakuras florescem aqui na cidade, eu estou lá para ver.
    Na cidade onde moro tem a praça do Japão... Aquele lugar fica lindo com o florescimento dessas flores (^^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado *^* Realmente, é raro layouts de J-music, principalmente J-rock. Tenho planos de fazer um free ainda ^^
      Woo, deve ser lindo Nyu-chan *o* Eu queria que na minha cidade tivesse coisas assim. Não tem nada nesse fim de mundo ò.ó Quem sabe um dia viajemos pro Japão e assim poderemos praticar o Hanami embaixo de árvores de cerejeira ♥
      Kissu!

      Excluir